VOLTAR A CASA!

By 10 Julho, 2024Destaques

 

E que bom é voltar a casa!
Voltar ao sítio onde fui feliz, e voltei, novamente, a ser feliz. Depois de sete anos, regressar ao Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar onde outrora fui aluna transformou-se numa sensação especial de nostalgia e compromisso.
Quando somos alunos, não temos a verdadeira perceção do quanto toda a comunidade educativa se une em sentido da promoção de um ambiente positivo e estimulante para todas as crianças. Essa dedicação reflete-se no bem-estar dos alunos e na sua vontade de vir, e estar naquela que é a sua segunda casa, a escola.
Ao longo dos marcantes e enriquecedores nove meses de estágio, apercebi-me que o Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar não é apenas a segunda casa de todos os seus alunos, mas também é, a segunda casa da família dos seus alunos, assim como foi a minha.
Desde que entrei pelos grandes portões da Sede do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, fui calorosamente recebida por toda a comunidade escolar, o que facilitou a minha integração e me proporcionou um ambiente propício para a aprendizagem. Desempenhar o papel de estagiária de serviço social neste contexto foi uma oportunidade única e especial de retribuir à escola um pouco do tanto que contribuíram para o meu crescimento pessoal e acadêmico.
Durante o meu estágio no Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, desempenhei diversas funções essenciais para promover o bem-estar e desenvolvimento dos alunos e suas famílias. Entre essas funções, a realização de diagnósticos psicossociais e a intervenção junto das famílias marcaram a minha experiência, no sentido de os apoiar, orientar e encontrar respostas para as suas dificuldades/fragilidades. A implementação do projeto socioemocional (DROPI) no 1º ciclo, permitiu compreender como podemos desenvolver competências sociais e emocionais nos alunos e de que forma podemos criar espaços de partilha e reflexão, tão importantes para o desenvolvimento humano.
O Serviço Social Escolar é de facto um trabalho multidimensional que dispõem de um olhar holístico e personalizado sobre cada aluno/família. Este estágio proporcionou-me uma valiosa experiência prática, permitindo-me aplicar conhecimentos teóricos em situações reais e contribuindo significativamente para o meu crescimento profissional e pessoal.
Gostaria de expressar os meus especiais agradecimentos à incansável Dra. Andreia Teixeira, minha orientadora de estágio. A sua orientação, apoio e sabedoria foram cruciais para o meu desenvolvimento profissional e pessoal. A Dra. Andreia sempre se mostrou disponível para esclarecer dúvidas e oferecer conselhos valiosos, tornando este período de estágio ainda mais significativo. Foi sempre excecional!
Aproveito também para agradecer à direção do Agrupamento de Escolas de Avero-Mar, pela forma carinhosa como me receberam e acolheram, pela sua disponibilidade, dedicação e paixão pela educação. Concluo esta etapa com um sentimento de profunda gratidão e já com uma pitada de saudade.
O estágio no Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar não só fortaleceu a minha formação como assistente social, mas também reforçou a minha conexão com a comunidade escolar que sempre fez parte da minha trajetória. Estou confiante e preparada para os desafios futuros, levo comigo todas as aprendizagens, experiências e boas práticas adquiridas junto de toda a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar.
Gratidão a todos.
Juliana Flores
Estudante Universitária do 2ºano
Licenciatura de Serviço Social do Instituto Superior de Serviço Social do Porto (ISSSP)
José Carlos

Author José Carlos

More posts by José Carlos

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Help-Desk