Destes projetos, desenvolvidos pelos alunos do 2º e 3º ciclo e alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, foram selecionados os primeiros dois, que serão desenvolvidos por alunos do 8º e 5º anos respetivamente. Os Kits serão entregues até ao final do mês de fevereiro, sendo que os alunos estão muito entusiasmados com esta distinção.
O projeto do 5E, turma que já ano passado teve robótica e pensamento computacional, propõem-se em criar um sistema inteligente de cultivo em estufa, com pegada carbónica neutra e desperdício de água inferior a 10% do total utilizado na irrigação, controlando temperaturas, ph da água, humidade do ar, ph dos solos, concentração de gases (NOx+ e CO2), iluminação natural e/ou artificial recorrendo a fontes de energia renováveis, por forma a otimizar o crescimento das espécies cultivadas, sem recorrer a nenhuma fonte de energia não renovável e mantendo a eficiência. O sistema transmitirá dados recorrendo a tecnologia LoRaWan de forma a que o utilizador possa visualizar o estado da cultura e recursos em utilização.
A utilização de transmissão com muito baixa potência é longo alcance permite reduzir a “poluição do espectro radioelectrico”, tendo também como objetivo, não menos importante, o desenvolvimento de um projeto simples de implementar, para poder ser replicado na comunidade, por pessoas sem elevados níveis de formação.