Projetos inovadores do Agrupamento selecionados para receber Kits de Eletrónica SYNOPSYS – Apps for Good

O Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, especificamente a Escola-sede, concorreu com três projetos á iniciativa nacional Apps for Good Eletrónica: desenvolvimento de uma aplicação para os automóveis, automatização da estufa instalada no espaço escolar e criação de uma aplicação para, em tempo real, saber onde anda o “nosso” autocarro.
Conforme comunicação ontem recebida, é com grande entusiasmo que partilhamos que dois dos projetos da nossa escola foram selecionados para fazer parte do grupo restrito de 20 equipas para receber um KIT DE COMPONENTES ELÉTRICOS E ELETRÓNICOS, oferecido pela SYNOPSYS, no âmbito do Projeto nacional Apps For Good – Eletrónica.

Destes projetos, desenvolvidos pelos alunos do 2º e 3º ciclo e  alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, foram selecionados os primeiros dois, que serão desenvolvidos por alunos do 8º e 5º anos respetivamente.  Os Kits serão entregues até ao final do mês de fevereiro, sendo que os alunos estão muito entusiasmados com esta distinção.

Partilhamos as ideias apresentadas, através de uma explicação feita pelos alunos, bem como uma informação mais técnicas sobre os projetos.
Destacamos, ainda, no caso da estufa, a sua valência ecológica e comunitária, com canteiros cultivados por alunos, funcionários e encarregados de educação, destacando-se os emigrantes, relevando o surgimento de estrutura similar, na Escola Básica de Aldeia, numa oferta dos encarregados de educação, sendo que existem hortas biológicas em várias escolas do Agrupamento.
Projeto “Estufa sustentável” – 5º E: Matias Moreira, Laura Costa, Gonçalo Rodrigues, Duarte Costa, Mariana Morim, Inês Canelas e Sirine Martins (professor responsável: Filipe Santos e Fátima Morais):

O projeto do 5E, turma que já ano passado teve robótica e pensamento computacional, propõem-se em criar um sistema inteligente de cultivo em estufa, com pegada carbónica neutra e desperdício de água inferior a 10% do total utilizado na irrigação, controlando temperaturas, ph da água, humidade do ar, ph dos solos, concentração de gases (NOx+ e CO2), iluminação natural e/ou artificial recorrendo a fontes de energia renováveis, por forma a otimizar o crescimento das espécies cultivadas, sem recorrer a nenhuma fonte de energia não renovável e mantendo a eficiência. O sistema transmitirá dados recorrendo a tecnologia LoRaWan de forma a que o utilizador possa visualizar o estado da cultura e recursos em utilização.

A utilização de transmissão com muito baixa potência é longo alcance permite reduzir a “poluição do espectro radioelectrico”, tendo também como objetivo, não menos importante,  o desenvolvimento de um projeto simples de implementar, para poder ser replicado na comunidade, por pessoas sem elevados níveis de formação.

 

Projeto “Miosótis” -8º ano:  Diana Faria, Marta Costa e Gonçalo Pinheiro, sendo que há a colaboração de outros alunos que clube de robótica (professor responsável: Filipe Santos e Fátima Morais):
Este projeto, que recebeu no nome de “Miosótis”,   propõe-se trabalhar o problema do esquecimento de crianças e/ou animais de estimação dentro de viaturas estacionadas. Propõe-se fazê-lo de forma simples, seguindo os standards da indústria automóvel (CAN-BUS), por forma a detetar que a viatura foi trancada/imobilizada e, assim, iniciar procedimentos de monitorização, que permitirão detetar a presença de humanos ou animais mamíferos no interior da viatura. A quando da deteção acontece, o sistema enviará um sinal de alerta, recorrendo a tecnologia de comunicação sem fios de longo alcance, que permita que o utilizador receba uma notificação de alerta.
O terceiro projeto, embora não diretamente apoiado, também será desenvolvido, aproveitando recursos já existentes na escola e potenciando os kits que serão recebidos, pois é objetivo dos alunos a criação de uma aplicação para, em tempo real, saber onde anda o  autocarro que utilizam.
Carlos Gomes de Sá

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