Projetos e clubes
O crescimento dos nossos alunos também se faz a partir de atividades extracurriculares.
Plano Anual de Atividades 16-17
O plano anual e plurianal de atividades é um documento estruturante da ação do agrupamento, havendo referências ao mesmo em diversos documentos legislativos, especificamente o Decreto-Lei 137/2012, de 2 de julho, que define o regime de autonomia e funcionamento das Escolas, e o Regulamento Interno, que apresenta,
em termos metafóricos, uma malha mais apertada, especificando alguns aspetos da lei geral.
Para melhor enquadramento do Plano, que assume, genericamente a designação de Plano Anual de Atividades (PAA), optou-se por um breve enquadramento legislativo do mesmo, tecendo-se algumas considerações sobre as opções tomadas no agrupamento, a esse propósito, o que poderá encontrar no documento em anexo. Para além deste documento, aprovado em Conselho Pedagógico e Conselho Geral, outras atividades poderão surgir, estando o calendário das mesmas disponível no link infra (apresentação em modo calendário), ou no link na margem direita (documento completo, em pdf).
Biblioteca
Neste Agrupamento, existem seis bibliotecas escolares, uma na escola sede e cinco nos edifícios que servem o 1º Ciclo e Jardins de Infância. Integradas na rede nacional, desde a década passada, à exceção de uma das bibliotecas (BE da EB Refojos), estas bibliotecas, atravessadas por diferentes orientações legislativas, têm-se adaptado às necessidades da população que serve, com um espólio atualizado e disponibilizando um catálogo coletivo digital, a nível concelhio.
Horário de Funcionamento
8:20 às 18:35
Segunda a Sexta Feira
Hoje, estas bibliotecas escolares, dinamizadas por Professores Bibliotecários, assumem no paradigma educacional do século XXI uma missão essencial: apoiar alunos e professores no desenvolvimento de competências cruciais, disponibilizando informação em diferentes formatos e suportes, promovendo a sua utilização na sala de aula, colaborando na planificação e dinamização de atividades de aprendizagem centradas no aluno e nas suas necessidades. No contexto das competências a desenvolver, destacam-se, pela urgência e importância, as competências em Leitura e Literacia da Informação que permitirão aos alunos a sua integração com êxito na Sociedade da Informação e do Conhecimento, o exercício da Cidadania e a realização pessoal, profissional e social. Portanto, a Biblioteca Escolar só faz sentido se for capaz de contribuir significativamente para a aprendizagem, para a construção de conhecimento e para a formação pessoal e social do aluno.
Tendo presente este contexto de significação, ano após ano, a Biblioteca, a partir do seu Plano de Ação, tem vindo:
- A implementar atividades diversas (sessões de leitura, exposições, concursos variados, oficinas de escrita, de leitura, de oralidade, digitais, sessões de biobibliografia…) e a comemorar eventos, por iniciativa própria ou em articulação / colaboração com outras estruturas educativas;
- A dinamizar projetos de leitura, de literacia e outros, como, “Biblioteca Fora de Portas” com empréstimo de obras à comunidade ou, “Os passadiços de Aver-o-Mar” permitindo ao aluno a descoberta da sua localidade;
- A aderir às propostas do Plano Nacional de Leitura (PNL), a celebrar o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, a , desde a primeira sessão e, neste âmbito, já ganhou prémios como “O cartaz da minha escola” no 1º ciclo e “Semana da Leitura em Cartaz” no 3º ciclo; e a dinamizar, ainda, atividades relativamente ao referencial “Aprender com a BE”;
- A aderir a variadas iniciativas e concursos externos, uns nacionais, “Sementeira de árvores”, “O Sr. Empreendedorismo” (A BE ganhou o 1º prémio); outras regionais / locais, “Correntes d´Escritas” e internacionais, tais como iniciativas eTwinning;
- A integrar a equipa SABE contribuindo para a conceção e dinamização de atividades a nível concelhio.
Com assento no Conselho Pedagógico, esta Biblioteca é uma estrutura educativa, a par das outras lideranças intermédias, e como tal, apresenta sugestões, toma decisões e participa na construção dos documentos orientadores do Agrupamento, constrói os seus próprios documentos orientadores, avalia a sua ação (MABE) e divulga as suas dinâmicas em suportes diversos.
“Eu sou o livro – diz o livro que é de poucas falas, porque gosta mais de dizer as coisas por escrito.
– E eu sou o leitor, ou melhor, talvez seja o leitor – dizemos nós.
Folhear um livro é espreitar para dentro de uma caixinha ao alcance das mãos e dos olhos. Não há segredos.
– Que tens tu guardado para me dar? – perguntamos nós ao livro.
Aí o livro conta, não pára de contar o que dentro dele tem guardado para nós.
(…)
Terminado, fechado, o livro que nos deu prazer, fica-nos na memória, resiste ao esquecimento, ilumina ainda.
– Valho muito mais do que peso – diz o livro, sem ser por vaidade. – Tenho tanta coisa, tanta surpresa, meus amigos, que só lendo-me se acredita.
Vamos então descobrir por nós o que ele tem para nos dar. Vamos ler!”
(in Eu sou o livro, António Torrado)
GAMA
O GAMA (Gabinete de Apoio Multidisciplinar ao Aluno) é uma estrutura de apoio ao alunos, de cariz multidisciplinar, dispondo de instalações e recursos próprios. Funciona no bloco C, com um horário anual variável, em função dos recursos humanos afetos, tendo, para além do apoio de uma enfermeira, a colaboração de professores de diversas áreas.
Para além de atendimento individual a alunos, ou em grupo, os alunos podem contactar esta estrutura através de email ou do correio interno, utilizando, para tal, a caixa de correio existente no espaço.
Atividades semanais:
- Acompanhamento de alunos – porta aberta;
- Acompanhamento de alunos em formato de tutorias;
Atividades mensais
- BiblioCine
- Formação de alunos “ EU e a sociedade” – formação nas turmas;
- Palestras temáticas
Atividades pontuais
- Ao encontro do GAMA- 5º ano e construção de uma árvore de pensamentos;
- “Natal está a porta” – Decoração do espaço alusivo ao NATAL;
- Formação em mediação de conflitos e na vertente de “ Coaching”.
- Formação para docentes : “ Atendimento e animação em gabinete”
Serviço Social
O Serviço Social do Agrupamento funciona em articulação com as restantes estruturas da escola, especificamente a Educação Especial, Equipa Multidisciplinar, Coordenação dos Diretores de Turma e Direção. Dispondo de espaço próprio, no bloco A, ao nível do 1º andar, articula ainda, até porque partilha o espaço, com os serviços de psicologia e orientação, ou seja, este serviço contempla, em horário completo, a intervenção de uma assistente social e de uma psicóloga.
Objetivos
GMEI
“Eu sou porque Tu És!”
SPO
O Serviço de Psicologia e Orientação, abreviadamente designado por SPO, constitui uma unidade de apoio educativo orientada para avaliar e intervir em situações problemáticas relacionadas com o desenvolvimento pessoal, o comportamento e as aprendizagens de crianças e jovens. No âmbito da sua especialidade, articula com a Educação Especial, a Equipa Multidisciplinar, Coordenação de Diretores de Turma, Direção e Serviços Sociais, bem como com outros serviços da comunidade, para a identificação e construção de respostas educativas. Compete-lhe, ainda, planear e implementar projetos de promoção do sucesso escolar, bem como ações de orientação escolar e profissional, de forma a criar condições para que os jovens, com o apoio das suas famílias, se envolvam na construção de projetos de vida e materializem escolhas sustentadas em informação realista, concernente aos campos formativos e profissionais.
O gabinete do SPO situa-se no bloco A, ao nível do 1º andar e é partilhado com o Serviço Social.
Email de contacto: psicologa@aeaveromar.pt
Objetivos