Projects and Clubs

By 15 May, 2017

Projetos e clubes

O crescimento dos nossos alunos também se faz a partir de atividades extracurriculares.

Plano Anual de Atividades 16-17

O plano anual e plurianal de atividades é um documento estruturante da ação do agrupamento, havendo referências ao mesmo em diversos documentos legislativos, especificamente o Decreto-Lei 137/2012, de 2 de julho, que define o regime de autonomia e funcionamento das Escolas, e o Regulamento Interno, que apresenta,
em termos metafóricos, uma malha mais apertada, especificando alguns aspetos da lei geral.
Para melhor enquadramento do Plano, que assume, genericamente a designação de Plano Anual de Atividades (PAA), optou-se por um breve enquadramento legislativo do mesmo, tecendo-se algumas considerações sobre as opções tomadas no agrupamento, a esse propósito, o que poderá encontrar no documento em anexo. Para além deste documento, aprovado em Conselho Pedagógico e Conselho Geral, outras atividades poderão surgir, estando o calendário das mesmas disponível no link infra (apresentação em modo calendário), ou no link na margem direita (documento completo, em pdf).

PAA 2017-18

Descarregar PAA 17/18 (pdf)

Ver atividades

Projetos e Clubes

Biblioteca

Neste Agrupamento, existem seis bibliotecas escolares, uma na escola sede e cinco nos edifícios que servem o 1º Ciclo e Jardins de Infância. Integradas na rede nacional, desde a década passada, à exceção de uma das bibliotecas (BE da EB Refojos), estas bibliotecas, atravessadas por diferentes orientações legislativas, têm-se adaptado às necessidades da população que serve, com um espólio atualizado e disponibilizando um catálogo coletivo digital, a nível concelhio.

Horário de Funcionamento

8:20 às 18:35 

Segunda a Sexta Feira

Hoje, estas bibliotecas escolares, dinamizadas por Professores Bibliotecários, assumem no paradigma educacional do século XXI uma missão essencial: apoiar alunos e professores no desenvolvimento de competências cruciais, disponibilizando informação em diferentes formatos e suportes, promovendo a sua utilização na sala de aula, colaborando na planificação e dinamização de atividades de aprendizagem centradas no aluno e nas suas necessidades. No contexto das competências a desenvolver, destacam-se, pela urgência e importância, as competências em Leitura e Literacia da Informação que permitirão aos alunos a sua integração com êxito na Sociedade da Informação e do Conhecimento, o exercício da Cidadania e a realização pessoal, profissional e social. Portanto, a Biblioteca Escolar só faz sentido se for capaz de contribuir significativamente para a aprendizagem, para a construção de conhecimento e para a formação pessoal e social do aluno.

Tendo presente este contexto de significação, ano após ano, a Biblioteca, a partir do seu Plano de Ação, tem vindo:

  • A implementar atividades diversas (sessões de leitura, exposições, concursos variados, oficinas de escrita, de leitura, de oralidade, digitais, sessões de biobibliografia…) e a comemorar eventos, por iniciativa própria ou em articulação / colaboração com outras estruturas educativas;
  • A dinamizar projetos de leitura, de literacia e outros, como, “Biblioteca Fora de Portas” com empréstimo de obras à comunidade ou, “Os passadiços de Aver-o-Mar” permitindo ao aluno a descoberta da sua localidade;
  • A aderir às propostas do Plano Nacional de Leitura (PNL), a celebrar o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, a , desde a primeira sessão e, neste âmbito, já ganhou prémios como “O cartaz da minha escola” no 1º ciclo e “Semana da Leitura em Cartaz” no 3º ciclo; e a dinamizar, ainda, atividades relativamente ao referencial “Aprender com a BE”;
  • A aderir a variadas iniciativas e concursos externos, uns nacionais, “Sementeira de árvores”, “O Sr. Empreendedorismo” (A BE ganhou o 1º prémio); outras regionais / locais, “Correntes d´Escritas” e internacionais, tais como iniciativas eTwinning;
  • A integrar a equipa SABE contribuindo para a conceção e dinamização de atividades a nível concelhio.

Com assento no Conselho Pedagógico, esta Biblioteca é uma estrutura educativa, a par das outras lideranças intermédias, e como tal, apresenta sugestões, toma decisões e participa na construção dos documentos orientadores do Agrupamento, constrói os seus próprios documentos orientadores, avalia a sua ação (MABE) e divulga as suas dinâmicas em suportes diversos.

“Eu sou o livro – diz o livro que é de poucas falas, porque gosta mais de dizer as coisas por escrito.

– E eu sou o leitor, ou melhor, talvez seja o leitor – dizemos nós.

Folhear um livro é espreitar para dentro de uma caixinha ao alcance das mãos e dos olhos. Não há segredos.

– Que tens tu guardado para me dar? – perguntamos nós ao livro.

Aí o livro conta, não pára de contar o que dentro dele tem guardado para nós.

(…)

Terminado, fechado, o livro que nos deu prazer, fica-nos na memória, resiste ao esquecimento, ilumina ainda.

– Valho muito mais do que peso – diz o livro, sem ser por vaidade. – Tenho tanta coisa, tanta surpresa, meus amigos, que só lendo-me se acredita.

Vamos então descobrir por nós o que ele tem para nos dar. Vamos ler!”

(in Eu sou o livro, António Torrado)

GAMA

O GAMA (Gabinete de Apoio Multidisciplinar ao Aluno) é uma estrutura de apoio ao alunos, de cariz multidisciplinar, dispondo de instalações e recursos próprios. Funciona no bloco C, com um horário anual variável, em função dos recursos humanos afetos, tendo, para além do apoio de uma enfermeira, a colaboração de professores de diversas áreas.

Para além de atendimento individual a alunos, ou em grupo, os alunos podem contactar esta estrutura através de email ou do correio interno, utilizando, para tal, a caixa de correio existente no espaço.

Horário de Funcionamento
Atividades semanais:
  • Acompanhamento de alunos – porta aberta;
  • Acompanhamento de alunos em formato de tutorias;
Atividades mensais
  • BiblioCine
  • Formação de alunos “ EU e a sociedade” – formação nas turmas;
  • Palestras temáticas
Atividades pontuais
  • Ao encontro do GAMA- 5º ano e construção de uma árvore de pensamentos;
  • “Natal está a porta” – Decoração do espaço alusivo ao NATAL;
  • Formação em mediação de conflitos e na vertente de “ Coaching”.
  • Formação para docentes : “ Atendimento e animação em gabinete”

Serviço Social

O Serviço Social do Agrupamento funciona em articulação com as restantes estruturas da escola, especificamente a Educação Especial, Equipa Multidisciplinar, Coordenação dos Diretores de Turma e Direção. Dispondo de espaço próprio, no bloco A, ao nível do 1º andar, articula ainda, até porque partilha o espaço, com os serviços de psicologia e orientação, ou seja, este serviço contempla, em horário completo, a intervenção de uma assistente social e de uma psicóloga.

Objetivos

  • promover o acompanhamento de alunos  e famílias sinalizados pelos docentes;
  • promover a articulação com outras estruturas, internas e externas, designadamente CPCJ e EMAT;
  • dinamizar formação para alunos;
  • dinamizar (in)formação para pais e encarregados de educação,
  • formação para docentes e não docentes;
Horário de Funcionamento

GMEI

“Eu sou porque Tu És!”

Filosofia Ubuntu
O Gabinete de Mediação Escolar e Intercultural (GMEI) foi criado no âmbito do projeto “Aver-o-Mundo” (FAMI) para dar resposta a alunos e famílias, quer ao nível das suas problemáticas socioeconómicas, emocionais, dificuldade de integração e conflitos entre pares/comunidade educativa.
Desta forma, o gabinete é constituído por uma equipa multidisciplinar, onde se insere o serviço social e psicologia escolar, docentes dotados de formação ao nível da interculturalidade e mediação escolar, bem como, alunos mentores que têm a função de mediar e ajudar na integração dos pares.
A integração de todos os alunos, o respeito pela diferença cultural, a sensibilização da comunidade escolar para questões como discriminação, xenofobia, racismo são o mote de um trabalho de intervenção pluridisciplinar que paulatinamente tem criado pontes e permitido um aconchego de quem chega e de quem está.

SPO

O Serviço de Psicologia e Orientação, abreviadamente designado por SPO, constitui uma unidade de apoio educativo orientada para avaliar e intervir em situações problemáticas relacionadas com o desenvolvimento pessoal, o comportamento e as aprendizagens de crianças e jovens. No âmbito da sua especialidade, articula com a Educação Especial, a Equipa Multidisciplinar, Coordenação de Diretores de Turma, Direção e Serviços Sociais, bem como com outros serviços da comunidade, para a identificação e construção de respostas educativas. Compete-lhe, ainda, planear e implementar projetos de promoção do sucesso escolar, bem como ações de orientação escolar e profissional, de forma a criar condições para que os jovens, com o apoio das suas famílias, se envolvam na construção de projetos de vida e materializem escolhas sustentadas em informação realista, concernente aos campos formativos e profissionais.

O gabinete do SPO situa-se no bloco A, ao nível do 1º andar e é partilhado com o Serviço Social.

Email de contacto: psicologa@aeaveromar.pt

Objetivos

  • promover o acompanhamento de alunos sinalizados pelos docentes;
  • promover a articulação com outras estruturas, internas e externas;
  • dinamizar formação para alunos;
  • promover a orientação vocacional dos alunos;
  • dinamizar (in)formação para pais e encarregados de educação,
Horário de Funcionamento

Escola de Referência para a Educação Rodoviária

Através de um protocolo entre o Governo Civil do Porto, a Direção Regional de Educação do Norte, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, o Comando Metropolitano do Porto da Polícia de Segurança Pública e o Comando Territorial do Porto da Guarda Nacional Republicana, a escola passou, em 2011, a ser uma Escola de Referência para a Educação Rodoviária no Concelho da Póvoa de Varzim.
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Carlos Gomes de Sá

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