Plano Anual de Atividades 16-17
O plano anual e plurianal de atividades é um documento estruturante da ação do agrupamento, havendo referências ao mesmo em diversos documentos legislativos, especificamente o Decreto-Lei 137/2012, de 2 de julho, que define o regime de autonomia e funcionamento das Escolas, e o Regulamento Interno, que apresenta,
em termos metafóricos, uma malha mais apertada, especificando alguns aspetos da lei geral.
Para melhor enquadramento do Plano, que assume, genericamente a designação de Plano Anual de Atividades (PAA), optou-se por um breve enquadramento legislativo do mesmo, tecendo-se algumas considerações sobre as opções tomadas no agrupamento, a esse propósito, o que poderá encontrar no documento em anexo. Para além deste documento, aprovado em Conselho Pedagógico e Conselho Geral, outras atividades poderão surgir, estando o calendário das mesmas disponível no link infra (apresentação em modo calendário), ou no link na margem direita (documento completo, em pdf).
Projetos e Clubes
Biblioteca
Neste Agrupamento, existem seis bibliotecas escolares, uma na escola sede e cinco nos edifícios que servem o 1º Ciclo e Jardins de Infância. Integradas na rede nacional, desde a década passada, à exceção de uma das bibliotecas (BE da EB Refojos), estas bibliotecas, atravessadas por diferentes orientações legislativas, têm-se adaptado às necessidades da população que serve, com um espólio atualizado e disponibilizando um catálogo coletivo digital, a nível concelhio.
Horário de Funcionamento
8:20 às 18:35
Segunda a Sexta Feira
Hoje, estas bibliotecas escolares, dinamizadas por Professores Bibliotecários, assumem no paradigma educacional do século XXI uma missão essencial: apoiar alunos e professores no desenvolvimento de competências cruciais, disponibilizando informação em diferentes formatos e suportes, promovendo a sua utilização na sala de aula, colaborando na planificação e dinamização de atividades de aprendizagem centradas no aluno e nas suas necessidades. No contexto das competências a desenvolver, destacam-se, pela urgência e importância, as competências em Leitura e Literacia da Informação que permitirão aos alunos a sua integração com êxito na Sociedade da Informação e do Conhecimento, o exercício da Cidadania e a realização pessoal, profissional e social. Portanto, a Biblioteca Escolar só faz sentido se for capaz de contribuir significativamente para a aprendizagem, para a construção de conhecimento e para a formação pessoal e social do aluno.
Tendo presente este contexto de significação, ano após ano, a Biblioteca, a partir do seu Plano de Ação, tem vindo:
- A implementar atividades diversas (sessões de leitura, exposições, concursos variados, oficinas de escrita, de leitura, de oralidade, digitais, sessões de biobibliografia…) e a comemorar eventos, por iniciativa própria ou em articulação / colaboração com outras estruturas educativas;
- A dinamizar projetos de leitura, de literacia e outros, como, “Biblioteca Fora de Portas” com empréstimo de obras à comunidade ou, “Os passadiços de Aver-o-Mar” permitindo ao aluno a descoberta da sua localidade;
- A aderir às propostas do Plano Nacional de Leitura (PNL), a celebrar o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, a , desde a primeira sessão e, neste âmbito, já ganhou prémios como “O cartaz da minha escola” no 1º ciclo e “Semana da Leitura em Cartaz” no 3º ciclo; e a dinamizar, ainda, atividades relativamente ao referencial “Aprender com a BE”;
- A aderir a variadas iniciativas e concursos externos, uns nacionais, “Sementeira de árvores”, “O Sr. Empreendedorismo” (A BE ganhou o 1º prémio); outras regionais / locais, “Correntes d´Escritas” e internacionais, tais como iniciativas eTwinning;
- A integrar a equipa SABE contribuindo para a conceção e dinamização de atividades a nível concelhio.
Com assento no Conselho Pedagógico, esta Biblioteca é uma estrutura educativa, a par das outras lideranças intermédias, e como tal, apresenta sugestões, toma decisões e participa na construção dos documentos orientadores do Agrupamento, constrói os seus próprios documentos orientadores, avalia a sua ação (MABE) e divulga as suas dinâmicas em suportes diversos.
“Eu sou o livro – diz o livro que é de poucas falas, porque gosta mais de dizer as coisas por escrito.
– E eu sou o leitor, ou melhor, talvez seja o leitor – dizemos nós.
Folhear um livro é espreitar para dentro de uma caixinha ao alcance das mãos e dos olhos. Não há segredos.
– Que tens tu guardado para me dar? – perguntamos nós ao livro.
Aí o livro conta, não pára de contar o que dentro dele tem guardado para nós.
(…)
Terminado, fechado, o livro que nos deu prazer, fica-nos na memória, resiste ao esquecimento, ilumina ainda.
– Valho muito mais do que peso – diz o livro, sem ser por vaidade. – Tenho tanta coisa, tanta surpresa, meus amigos, que só lendo-me se acredita.
Vamos então descobrir por nós o que ele tem para nos dar. Vamos ler!”
(in Eu sou o livro, António Torrado)
GAMA
O GAMA (Gabinete de Apoio Multidisciplinar ao Aluno) é uma estrutura de apoio ao alunos, de cariz multidisciplinar, dispondo de instalações e recursos próprios. Funciona no bloco C, com um horário anual variável, em função dos recursos humanos afetos, tendo, para além do apoio de uma enfermeira, a colaboração de professores de diversas áreas.
Para além de atendimento individual a alunos, ou em grupo, os alunos podem contactar esta estrutura através de email ou do correio interno, utilizando, para tal, a caixa de correio existente no espaço.
Atividades semanais:
- Acompanhamento de alunos – porta aberta;
- Acompanhamento de alunos em formato de tutorias;
Atividades mensais
- BiblioCine
- Formação de alunos “ EU e a sociedade” – formação nas turmas;
- Palestras temáticas
Atividades pontuais
- Ao encontro do GAMA- 5º ano e construção de uma árvore de pensamentos;
- “Natal está a porta” – Decoração do espaço alusivo ao NATAL;
- Formação em mediação de conflitos e na vertente de “ Coaching”.
- Formação para docentes : “ Atendimento e animação em gabinete”
Serviço Social
O Serviço Social do Agrupamento funciona em articulação com as restantes estruturas da escola, especificamente a Educação Especial, Equipa Multidisciplinar, Coordenação dos Diretores de Turma e Direção. Dispondo de espaço próprio, no bloco A, ao nível do 1º andar, articula ainda, até porque partilha o espaço, com os serviços de psicologia e orientação, ou seja, este serviço contempla, em horário completo, a intervenção de uma assistente social e de uma psicóloga.
Objetivos
GMEI
“Eu sou porque Tu És!”
SPO
O Serviço de Psicologia e Orientação, abreviadamente designado por SPO, constitui uma unidade de apoio educativo orientada para avaliar e intervir em situações problemáticas relacionadas com o desenvolvimento pessoal, o comportamento e as aprendizagens de crianças e jovens. No âmbito da sua especialidade, articula com a Educação Especial, a Equipa Multidisciplinar, Coordenação de Diretores de Turma, Direção e Serviços Sociais, bem como com outros serviços da comunidade, para a identificação e construção de respostas educativas. Compete-lhe, ainda, planear e implementar projetos de promoção do sucesso escolar, bem como ações de orientação escolar e profissional, de forma a criar condições para que os jovens, com o apoio das suas famílias, se envolvam na construção de projetos de vida e materializem escolhas sustentadas em informação realista, concernente aos campos formativos e profissionais.
O gabinete do SPO situa-se no bloco A, ao nível do 1º andar e é partilhado com o Serviço Social.
Email de contacto: psicologa@aeaveromar.pt
Objetivos