Informações relativas ao final de ano letivo: 2º e 3º ciclos

Atualizado em 24.06.24: REUNIÃO EE COM 7ºD ADIADA

 

Informação de 21.06:

Procedemos à divulgação de informações relativas ao final de ano letivo, também publicadas no Teams (Alunos):

1 – Publicação da avaliação no inovar /afixação de pautas:   

2.º Ciclo – 21 de junho;

3.º Ciclo – 7º e 8º – 21 de junho;

As classificações foram publicadas no Inovar Consulta, sendo acessíveis por qualquer aluno/EE, na sua área reservada. As pautas de avaliação encontram-se também afixadas na escola-sede do Agrupamento, parabenizando-se todos os alunos, professores, pais/EE e funcionários pelo percurso trilhado este ano letivo, que pautamos de sucesso, num ano em que, entre setembro e junho, recebemos mais 40 alunos! Efetivamente, o ano começou com 1182 discentes acabando com turmas bem maiores, porquanto contamos hoje com 1222 alunos.
Registamos, de forma global, um aumento do número de alunos retidos, ainda que na maioria das situações se deva ao ingresso tardio no sistema de ensino português.

De forma específica, há a considerar uma retenção no 5º ano, três no 6º ano; oito no 7º ano; duas no 8º ano; 3 no 9º ano.

Para efeitos de revisão das classificações, é aplicável a Portaria n.º 223-A/2018, de 3 de agosto (artigo 37º) – acesso online em Portaria n.º 223-A/2018 | DR (diariodarepublica.pt)

A informação relativa ao 1º ciclo será oportunamente publicada, uma vez que as aulas ainda decorrem.

 

2 – Reuniões com EE

2.º Ciclo – 5º e 6º anos – 25 de junho às 17:00;

3.º Ciclo – 7º e 8º anos – 25 de junho às 18:30

Cronograma de reuniões: avaliação 3º período pais 23.24

NOTA: REUNIÃO EE COM 7ºD ADIADA para data a indicar oportunamente, por ausência da DT

3 – Matrículas

Todos os EEs devem utilizar o Portal das matrículas, de acordo com o abaixo destacado):

É necessário utilizar o Portal das Matrículas para o seguinte: 

  • Matrícula, pela primeira vez, na educação pré-escolar e no 1º ano;
  • Renovar matrícula, na transição para o 5º, 7º, 10º e 12º anos;
  • Renovar matrícula, na transição para os outros anos, sempre que pretenda ou seja necessária:

– A mudança de estabelecimento de educação ou de ensino;

– A alteração de Encarregado de Educação;

– A mudança de curso ou de percurso formativo;

– A escolha de disciplinas (nomeadamente EMR).

Apesar de só para estas situações ser obrigatória a matrícula através do portal, aconselha-se que todos o façam já que permite: 

– A atualização de todos os dados; 

– Atualização de foto (de forma a que a foto seja atualizada anualmente – usar formato tipo passe); 

– Dar autorização para consulta comunicação com a Segurança Social, permitindo de forma automática a atualização do escalão de abono de família (quem não o fizer terá que entregar comprovativo em suporte de papel); 

– Seleção da frequência, ou não, de EMR 

ATENÇÃO: a inscrição na disciplina é anual, assim, é obrigatório registo no Portal, mesmo para os alunos inscritos no presente ano letivo. 

 

Calendarização: 

Para o ano letivo de 2024 -2025, o período normal de matrícula e de renovação é fixado:

– Entre o dia 15 de abril e o dia 15 de maio, para a educação pré-escolar e para o 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico;

– Entre o dia 22 de junho e o dia 5 de julho, do 6.º ao 9º ano;

– Entre o dia 6 de julho e o dia 10 de julho, do 2.º ao 5º ano;

– Entre o dia 15 de julho e o dia 20 de julho, para o 10.º ano

 

4 Devolução dos Manuais:

No âmbito do projeto MEGA, os manuais disponibilizados aos alunos, no início do ano, terão que ser devolvidos à escola, para verificação e posterior reutilização.

Só depois deste processo, que passa pela verificação por parte do DT e registo nos Serviços Administrativos, será feita a atribuição dos vales, para os manuais de 2024/25.  Neste momento, os alunos/EE devem verificar os manuais em sua posse, apagando eventuais registos averbados nos mesmos.

Deve considerar-se o seguinte horário, para a devolução dos manuais escolares (os cadernos de atividade, não tendo sido dados pela escola, não serão devolvidos):

 

Dia 02.07 (3ª feira)

 6º ano

Dia 03.07 (4ª feira)

7º ano

Dia 04.07 (5ª feira)

8º ano 

Dia 11.07 (5ª feira) 

9º ano 

9.30h/12.30h 6º A, B, C 7º A, B, C 8º A, B, C  9º A, B, C
13.00h/15.30h 6º D, E, F 7º D, E, F 8º D, E, F 9º D, E, F
Os manuais de Português e Matemática serão para devolver no final de 9º ano

(provas finais).

Os manuais de Português e Matemática serão para devolver no final de 9º ano

(provas finais).

Os manuais de Português,  Matemática e Ed. Visual de 7º e 8º anos, também,  terão que ser devolvidos.
Obs: Os alunos retidos não devolvem os manuais

Notas:

  1. No 5º ano, os EEs deverão proceder à entrega do manual de Matemática (Volumes I e II),  na reunião final de ano, a realizar no dia 25 de junho, pelas 17 horas. Não há necessidade de entrega dos restantes manuais, uma vez que não são reutilizáveis, devido a nova adoção.
  2. Alerta-se para o facto de se considerar que o manual é classificado como em mau estado de conservação/ não reúne condições de reutilização quando:

1.       a) Não apresenta a totalidade das páginas;

2.       b) Existem páginas escritas;

3.       c) Existem registos, sublinhados, rabiscos ou rasgões que impedem ou dificultam a leitura parcial ou integral do manual;

4.       d) O manual não apresenta capa ou esta apresenta rasgões, escritos ou rabiscos que dificultem ou impeçam a leitura de todos os seus elementos informativos.

O Encarregado de Educação pode optar pela não devolução dos manuais escolares, devendo, nesse caso, pagar à escola o valor de capa dos livros não devolvidos (nos serviços Administrativos).

Se algum dos manuais escolares for considerado em mau estado, o Encarregado de Educação poderá optar pelo pagamento do valor de capa, não sendo, assim, penalizado na atribuição dos manuais escolares para o próximo ano letivo.

5 – CACIFOS

Os alunos deverão libertar o cacifo, procedendo como é habitual:

1-Esvaziar o cacifo e tirar o loquete;

2-Dirigir-se à Reprografia (os dois alunos), levando o loquete;

3-A funcionária entregará a cópia da chave mediante verificação da mesma no loquete.

Após a data de devolução de manuais, os cacifos serão abertos e todo o material que se encontra dentro dos mesmos será dado como perdido. Os custos com a reparação dos cacifos que se apresentem danificados, poderão ser imputados aos utilizadores.

Nas reuniões, serão transmitidas informações mais pormenorizadas e qualquer esclarecimento tido por necessário, pelos Dts.

 

6- Devolução do KIT Digital – alunos 9.º ano

Conforme já publicado no Teams, todos os alunos/EE do 9.º ano têm de devolver o KIT Digital (portátil e restante equipamento) nos dias 25 e 26 de junho de 2024, na escola sede, das 9h às 17h (sem interrupção).

Os professores enviaram email com os procedimentos a seguir para que a entrega seja bem-sucedida, uma declaração de devolução, que deverá ser entregue juntamente com os equipamentos, e um guia explicativo de como se formata o computador.

Estes documentos encontram-se abaixo reproduzidos e a declaração também foi entregue a cada aluno na passada segunda-feira.

Se o EE não puder vir pessoalmente, poderá delegar essa função noutra pessoa, indicando na declaração quem o substituirá.

Anexos referidos:

Guia para formatação do portátil 1

Declaração devolução Kit 9.º ano (1)

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Help-Desk