O projeto @Formiga é uma plataforma digital que serve como um repositório para a criação de conteúdos didáticos, com foco no conhecimento do meio envolvente. O projeto também inclui a criação de guiões exploratórios e de boas práticas em sala de aula, respeitando os termos do RGPD.
A produção dos conteúdos é um processo aberto, suportado por uma avaliação científica e técnica, visando a promoção de aprendizagens contextualizadas e a divulgação do meio local.
O projeto prevê uma ação específica para crianças da Educação Pré-escolar e alunos do 1º ciclo, focada em problemas de linguagem e de aprendizagens.
O nome @Formiga simboliza um trabalho minucioso e articulado, onde diferentes intervenientes contribuem para uma causa comum. Assim como as formigas armazenam o seu alimento, a plataforma armazena conteúdos que podem ser utilizados por períodos alargados e por outros agentes.
O projeto visa o desenvolvimento integral dos alunos, em linha com o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória – PASEO. Pretende-se fomentar a implementação de processos articulados, desde a Educação Pré-escolar ao 9º ano, para desenvolver competências que melhorem o processo de aprendizagem.
Os princípios presentes no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória são relevantes para este projeto, incluindo a base humanista, o saber, a aprendizagem, a inclusão, a coerência e a flexibilidade. O projeto visa contribuir para a promoção do sucesso escolar, o reforço dos mecanismos de inclusão escolar e a redução das desigualdades no acesso e na qualidade da educação.
Os princípios presentes no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória são:
I. Base humanista: A escola deve habilitar os jovens com saberes e valores para a construção de uma sociedade justa, centrada na pessoa e na dignidade humana.
II. Saber: O conhecimento está no centro do processo educativo. A escola deve desenvolver nos alunos a cultura científica que permite compreender e intervir sobre as realidades naturais e sociais.
III. Aprendizagem: As aprendizagens são essenciais no processo educativo. A ação educativa deve promover o desenvolvimento da capacidade de aprender.
IV. Inclusão: A escolaridade obrigatória é para todos, promovendo equidade e democracia. A escola deve acolher uma diversidade de alunos e garantir o acesso e a participação plena de todos.
V. Coerência e flexibilidade: A ação educativa deve ser coerente e flexível, permitindo a exploração de temas diferenciados e trazendo a realidade para o centro das aprendizagens.
VI. Adaptabilidade e ousadia: Educar no século XXI exige a capacidade de se adaptar a novos contextos e estruturas, atualizando conhecimentos e desempenhando novas funções.
VII. Sustentabilidade: A escola deve contribuir para formar nos alunos a consciência de sustentabilidade, um dos maiores desafios do mundo contemporâneo, estabelecendo relações de sinergia e simbiose entre os sistemas social, económico e tecnológico e o Sistema Terra.
O projeto @Formiga visa promover valores como responsabilidade, integridade, excelência, curiosidade, inovação, cidadania e liberdade. O objetivo é desenvolver integralmente diversas áreas de competências, incluindo linguagens e textos, informação e comunicação, raciocínio e resolução de problemas, pensamento crítico e criativo, relacionamento interpessoal, desenvolvimento pessoal e autonomia, bem-estar, saúde e ambiente, sensibilidade estética e artística, saber científico, técnico e tecnológico e consciência e domínio do corpo.
O projeto utiliza equipamentos existentes da Escola-sede, incluindo os laboratórios de Educação Digital – LED Tipo 2, e material associado a projetos em funcionamento, como o Clube de Comunicação, de Robótica, de Ciência Viva e Desporto Escolar. Há um forte enfoque em atividades práticas e saídas de campo, especialmente considerando as limitações impostas pela pandemia.
O projeto também visa a inclusão de alunos com limitações físicas, através da eliminação de barreiras e da disponibilização dos produtos finais em vários formatos. Há uma fase inicial de capacitação dos utilizadores para a utilização dos equipamentos e tecnologia, incluindo ferramentas de edição de imagem e programação.
Para maximizar o uso do equipamento LED existente, serão reforçadas as ações de capacitação, em articulação com o CFAE da Póvoa de Varzim/ Vila do Conde e instituições do ensino superior. O objetivo é capacitar docentes e alunos tutores para a exploração de atividades de aprendizagem ativa com recurso aos equipamentos tecnológicos disponíveis nos LED. Estes poderão potenciar a criação de novos conteúdos, que possam ser usados em futuras situações de aprendizagem e em níveis escolares mais baixos, tendo como denominador comum o meio local.
O projeto @Formiga promove a criação de “guiões de apoio à utilização” para permitir a replicação futura de práticas por docentes e discentes. Há um foco na produção de conteúdos associados ao meio local e à realidade dos alunos, com uma abordagem transversal em várias áreas do conhecimento. O projeto valoriza a metodologia de trabalho de projeto e o trabalho em DAC (domínio de autonomia curricular).
O projeto garante um acesso universal a todas as ferramentas e equipamentos, e a sua disponibilização em formato aberto, respeitando as normas do RGPD. A produção de conteúdos multilingues está alinhada com a diversidade da população escolar, que inclui 24 nacionalidades.
Há uma articulação com instituições de ensino superior e a autarquia local para a criação de conteúdos técnicos específicos e o tratamento de questões de interesses locais. O envolvimento destas entidades externas também se baseia numa lógica de curadoria e validação científica.
O projeto está alinhado com as diretivas da União Europeia para a proteção do ambiente e desenvolvimento sustentável. Todos os materiais produzidos estão alinhados com estes princípios, priorizando o digital e formatos facilmente replicáveis, sem custos, em sistema opensource.
O projeto promove boas práticas para o desenvolvimento sustentável, com vídeos divulgados em plataformas digitais não poluentes e materiais impressos preferencialmente em material reciclado ou proveniente de florestas sustentáveis. Há também a promoção de estilos de vida saudáveis, através da promoção do exercício físico e de workshops para a confeção de produtos alimentares saudáveis.
Destaca-se o envolvimento dos assistentes operacionais e da Associação de Pais, que têm um papel importante na implementação das ações do projeto.
O projeto @Formiga trabalha com os alunos de forma global, com foco em determinados anos/níveis, baseado no diagnóstico feito. O projeto assegura a não discriminação de género e visa combater a desistência ou abandono escolar através da promoção de atividades inovadoras e desafiantes, apoiadas por tecnologia.
Grupos de trabalho específicos são criados para focar em alunos com mais dificuldades de aprendizagem, seja devido a limitações decorrentes da pandemia, entrada tardia no sistema de ensino ou outras limitações. Isso inclui alunos de PLNM, anos de mudança de ciclo, alunos do 1º ciclo e da Educação Pré-escolar.
O projeto conta com um grupo de profissionais experientes e motivados, capazes de fornecer acompanhamento personalizado e especializado. As ações propostas estão alinhadas com os objetivos do Projeto Educativo e são validadas através do Plano Anual de Atividades.
As atividades do projeto incluem: a) Criação de um site/repositório digital online; b) Alimentação regular do repositório com conteúdos próprios e técnicos/pedagógicos; c) Capacitação de utilizadores na utilização de ferramentas digitais associadas à imagem e som; d) Realização de encontros para assessoria e acompanhamento no desenho do repositório e na utilização das ferramentas digitais; e) Realização de saídas de campo/visitas de estudo para recolha de registos/trabalho de campo; f) Produção de materiais e conteúdos digitais relacionados a diferentes áreas disciplinares; g) Aquisição de conteúdos específicos; h) Produção de conteúdos técnicos; i) Acompanhamento e monitorização da implementação e desenvolvimento do projeto.