A estação meteorológica do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar detetou, de 7 para 9 de junho, próximo de 1000 descargas eletromagnéticas atmosféricas, mais precisamente 964 ocorrências, entre as 16.00h e as 21.04h do dia 7, quando se atingiu o pico.
Nos quadros abaixo pode ver o tipo de aviso emitido pela estação,
Uma anomalia eletromagnética detetada no contexto de meteorologia refere-se a um desvio ou alteração inesperada nas características dos campos eletromagnéticos que podem ser medidos na atmosfera. Essas anomalias podem ser indicativas de várias situações ou fenómenos meteorológicos ou geofísicos. As anomalias eletromagnéticas podem ocorrer antes de eventos naturais, como tempestades, e estas alterações nos campos eletromagnéticos podem ser indicativas de processos subjacentes que estão em desenvolvimento, como mudanças na carga elétrica da atmosfera.
Durante a formação de tempestades, há intensa atividade elétrica que pode gerar anomalias nos campos eletromagnéticos, sendo, por isso, objeto de investigação e monitorização. Com efeito, as anomalias eletromagnéticas são monitorizadas, para prever e entender melhor fenómenos meteorológicos e geofísicos. Em termos de técnicas de deteção, estas incluem equipamentos de Rádio Frequência, que detetam alterações nas frequências de rádio, que podem indicar atividade eletromagnética anómala.
No nosso caso, temos estado a detetar, na estação meteorológica, um aumento da quantidade e frequência destas anomalias, que se afastam bastante do normal definido como linha base, para condições meteorológicas perfeitas (dia de sol, sem aproximação de tempestades, ou outros fenómenos meteorológicos ou geofísicos).
A estação do Agrupamento dispõe de um sensor, inédito na região, que detetou a intensidade e distância das ocorrências, como pode ser visto nas fotos abaixo, estudando-se a instalação de mais dois sensores, em locais distintos, para melhor triangulação do sinal e maior rigor na identificação do local. O sensor de descargas elétricas atmosféricas (raios) utiliza no inovador IC AS3935 Franklin da AMS e uma antena dedicada Coilcraft MA5532-AE, para detetar a distância, intensidade e frequência de raios dentro de um raio de 40 km, tanto em ambientes internos quanto externos.
Fonte da imagem de capa: jornal Notícias de Coimbra