Destaques: ESTAÇÃO METEOROLÓGICA

Fique a conhecer um dos últimos projetos do Agrupamento (instalação de uma estação meteorológica) e veja até onde os sonhos nos levam!!
Com o projeto Apolo vamos instalar sensores em salas de aula e eletrificar bicicletas.

Estação meteorológica

Estação meteorológica

Já está em funcionamento a estação meteorológica instalada nos Clubes.
Podes consultar, neste site, diversas informações com relevância para o meio onde estás inserido.
Recordamos que este projeto está a ser dinamizado a partir do Clube de Robótica, sendo que algum do equipamento em uso foi comprado com o cheque educação ganho no ano passado (1º prémio do concurso Galp Energy Up).

Esta  estação meteorológica, de reduzida dimensão por enquanto, mas com enorme potencial de crescimento, faz parte de um projeto mais alargado, que recebo o nome de Apolo, lembrando o deus da luz.
De facto, desde há muito que o Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar desenvolve projetos de sensibilização da comunidade escolar para alterações comportamentais na utilização dos recursos energéticos, no sentido de valorizar a mobilidade sustentável e a sustentabilidade, associando-se também a práticas de preservação ambiental de índole diversa.   

Neste momento, e conjugando um conjunto de oportunidades, que vão desde a proposta já apresentada, três anos consecutivos, ao projeto “Orçamento Participativo Escolar”, os recurso disponíveis ao nível da robótica e os recurso humanos interessados na matéria, avançou-se para a construção de uma estação meteorológica, inicialmente focada no apoio à estufa existente na escola, mas também pensada para informar a comunidade local.

Pretendemos, em breve,  avançar com  a disponibilização, à comunidade, com destaque para aos agricultores locais, de dados reais ao do nível de temperatura, humidade, luminosidade e vento. Estas informação, disponibilizada na página do Agrupamento, permitirá, ainda, a utilização destes dados pelos alunos do 2º e 3º ciclos, e mesmo do 1º ciclo, desde logo em disciplinas como EM, Geog, CN, FQ, Mat, TIC e CD, bem como na estufa interna, existente na escola-sede, onde desenvolveremos projetos de automação (IoT), conforme programado no PADDE, cruzando estas ações com os dois Clubes de Ciência Viva em funcionamento.

O projeto, com potencial de crescimento e ligação de novos sensores, respondendo a desafios e ao crescente envolvimento dos alunos, contempla a instalação, em salas de aula, de sensores de monitorização da temperatura e qualidade da luminosidade para redução do consumo energético, tendo sempre, a preocupação o aproveitamento da luz solar e baixar/desligar o aquecimento.    

A medida iniciou-se com uma sala de teste, no bloco B, aferindo-se indicadores de utilização: a título de exemplo, se a sala estiver bem iluminada, o sensor sugere desligar a luz artificial e se estiver dentro do intervalo de conforto térmico para humanos, sugere baixar a intensidade ou desligar o aquecimento; se estiver fora, vai ligar, apenas pelo tempo necessário para voltar ao intervalo de conforto térmico.  

Este procedimento, pretende-se, será alargado a todos os blocos (fase II) e num momento posterior, a todas as salas (fase III), almejando-se, no horizonte de 3 anos, ter sensores instalados em todos os espaços escolares.  

Visto um número elevado dos nossos alunos se deslocarem de bicicleta para a escola, aproveitando, desde logo, a orografia de terrenos envolvente, estão a desenvolver-se, através do Clube de Robótica, “kits elétricos para bicicletas”, no sentido de ajudar os alunos com percursos mais longos (muitos alunos residem a mais de 3 km da escola).   

Teremos mais novidades em breve.
Fala com os teus professores.
Participa nos Clubes escolares.

Imagens:
Pressão barométrica em mBar

Humidade relativa do ar

Temperatura do ar

Aceder aos conteúdos da televisão #EstudoEmCasa:
rtp.play

Horário das emissões na televisão:

(ver RPT Play)

Pesquisar conteúdos #EstudoEmCasa por ano/ disciplina:

site DGE

Aceder ao Inovar Consulta:
Inovarconsulta

Credenciais de acesso ao Inovar Consulta: 

Procedimentos explicativos da APP Inovar Aluno:

APP InovarAluno

Video explicativo do funcionamento das adendas no Inovar Consulta:

video

 

Para ver o Plano E@D carregue na imagem abaixo:

Aceder ao Office365

Destaques

ERASMUS

Este Agrupamento está  envolvido em projetos Erasmus, defendendo-se, no Projeto Educativo, este “rasgar de horizontes”.

Projetos em cursos:

  • 2018 1 SI01 KA229 047001_6: “I.D.E.A. Together we can”
  • 2018-1-UK01-KA201-048151: “Student Wellbeing through Innovation To Create Healthy Lifestyles – S.W.I.T.C.H.”
  • 2019-1-IE01-KA229-051565_2: “Together”

Agência Nacional para a Gestão do Programa Erasmus+ Educação e Formação

erasmusmais

Objetivos do Programa Erasmus +: objetivos

PROJETO ERASMUS+ K229

i.d.e.a.! Together We Can!

Individual with Disabilities Education Aim

O projeto integra seis escolas e países, a saber, Agrupamento de Escolas de Aver-o Mar – Póvoa de Varzim, Portugal; Instituto Comprensivo Giuliano Giorgi – Montorio Romano, Itália; OŠ dr. Ljudevita Pivka – Ptuj, Eslovénia – país coordenador do projeto; Osnovna škola Otona Ivekovića – Zagreb, Croácia; Szkola Podstawowa Specjalna nr 40 – Byton, Polónia; TSVC Metin Sabanci Ozel Egitim Okullari – Istambul, Turquia.

O principal objetivo do projeto é o enriquecimento de competências profissionais de professores, conforme estipulado na Estratégia Europeia 2020, pela partilha de boas práticas, neste caso relacionadas com a Inclusão, visando responder à diversidade das necessidades de todos e de cada aluno em particular, não esquecendo etnias, migrantes e todos aqueles que possuem fragilidades mais difíceis de superar.

The focus of our choice of priorities is to improve our teachers’ competences, as expected by the Europe Strategy 2020, through the exchange of good practices related to Inclusiveness both of SEN students and the latest migrant students.

Para os alunos constituí uma oportunidade de promover o seu desenvolvimento em vários aspetos – vida escolar, familiar, social e pessoal, conhecimento do mundo e cidadania europeia; para os profissionais envolvidos no projeto uma oportunidade de enriquecimento pessoal mas sobretudo profissional.

For the students it will provide opportunities for further development in all aspects of life (schooling, family, social and personal life, knowledge and European citizenship). For partners and educational staff it will be a huge opportunity for educational cultivation and adoption of new knowledge.

A ação colaborativa terá enfoque na partilha e replicação de boas práticas de ensino e aprendizagem, a partir da observação das realidades dos países parceiros, em termos de inclusão, por forma a potenciar o desenvolvimento da proficiência de cada grupo de trabalho parceiro.

Partnership will focus on using the best good practice of teaching students with special needs from each partners educational systems and practices as a means of promoting SEN pupils’ developmental skills and inclusion in school and society as well as that of partner’s staff.

O projeto será desenvolvido de forma transnacional, sendo dirigido a profissionais que lidam com crianças abrangidas por medidas legislativas específicas, e que frequentam instituições públicas de ensino – da educação pré-escolar ao ensino secundário – das escolas parceiras. Os países parceiros representam, intencionalmente, sistemas de ensino diferentes: realidades educativas assentes em sistemas integrados de ensino, escolas exclusivamente para alunos “especiais” ou sistemas mistos, o que permitirá comparar realidades e, em última estância, aferir práticas inclusivas, pedagógica e socialmente integradoras.

The project will be developed on a transnational basis, targeting professionals who deal with children covered by specific legislative measures, and who attend public educational institutions – from pre-school to secondary education – of partner schools. The partner countries intentionally represent different educational systems: education based on integrated educational systems, schools exclusively for SEN students or mixed systems, therefore allowing the comparison of realities and, ultimately, gauging, pedagogically and socially, more inclusive and integrating practices.

Este projeto resulta de uma parceria estratégica com duração de dois anos a decorrer entre 01/09/2018 e 31/08/2020. Devido ao atual contexto internacional de COVID-19, será alargado até 31.08.2021.

The project evolves from a strategic partnership which duration is from 1.9.2019 to 31.8.2020. Due to international COVID-19 situation, the deadline was extended to 31.08.2021.

Toda a informação sobre o projeto – parceiros, documentos orientadores, atividades, iniciativas, avaliação, entre outras – desenvolvidas e programadas conforme o projeto aprovado pela Comissão Europeia, podem ser consultadas nos canais oficiais de difusão do projeto: blogue, webpage, página Twinspace da plataforma eTwinning.

E ainda, ao nível do Agrupamento, neste site e no blogue da Biblioteca Escolar (entidade cooperante no projeto).

All information about the project – partners, guiding documents, activities and initiatives, evaluation, among others – developed and programmed according to the project approved by the European Commission, can be consulted in the official channels of dissemination of the project: blog, webpage, Twinspace page on the eTwinning platform. And yet, at the level of the grouping, on this website and on the blog of the School Library (school entity cooperating in the project).

 

Os professores do projeto:

Clara Vilar, Conceição Costa, Conceição Rego, Emília Quintas, Marta Antunes (coordenadora), Marta Ferreira

SWITCH

(Conteúdo em construção)

Projeto “ Together”, Erasmus+_ KA229

O nosso Agrupamento está representado num projeto transnacional, Erasmus+, “Together”, a decorrer de setembro de 2019 a agosto de 2021, em parceria com outras escolas congéneres europeias, o Colégio Rural Agrupado Cerecedo (CRA Cerecedo), de León, Espanha, a Penllergaer Primary School, de Swansea, País de Gales, Reino Unido, o Liceul de Arte “Aurel Popp”, de Satu Mare, Roménia, a Zakladni skola Pacov, da República Checa e a St Mary’s National School, de Castlefinn, Donegal, Irlanda, país coordenador do projeto.

Este projeto visa promover a compreensão e aceitação de outras culturas, conhecendo outros jovens europeus. O envolvimento neste projeto melhorará a adaptabilidade e participação das crianças, independentemente das suas capacidades académicas, raça, religião, género ou origem social.

Na nossa sociedade em mudança, este projeto aborda problemas tão atuais como o racismo, a xenofobia e o preconceito e inclui atividades positivas que promovem o trabalho colaborativo e a celebração das diferenças, ao mesmo tempo que se promove a valorização dos nossos ambientes naturais, património e características culturais que nos tornam únicos.

Através deste projeto, pretende-se ampliar horizontes e conhecimentos sobre o vasto continente em que vivemos, experimentar e respeitar a língua e a cultura uns dos outros e criar um entendimento de que fazemos parte do ambiente natural e, como tal, temos um dever de cuidá-lo e preservá-lo.

Espera-se que as crianças aprendam novas maneiras de se expressar, incentivando a criatividade dos alunos envolvidos nas diferentes atividades do projeto, além de lhes oferecer a oportunidade de compartilhar informações com alunos de outros países. Este projeto promove a comunicação e a colaboração com outras escolas europeias para explorar as nossas diferentes culturas, recorrendo à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação para nos aproximar e romper as barreiras que ainda impedem um melhor conhecimento mútuo dos europeus.

O impacto destas atividades repercutir-se-á nas comunidades das escolas envolvidas, contribuindo para reforçar a consciência da rica diversidade cultural e linguística que compõe a Europa de hoje.

Este projeto ajudará os alunos a desenvolver a sua compreensão de uma ampla variedade de culturas, património e das suas semelhanças e diferenças com as suas, incentivando os alunos a tornarem-se mais tolerantes com os outros em casa e no exterior, desenvolvendo-se como indivíduos que podem aprender uns com os outros e viver positivamente em diferença e diversidade.

As atividades a implementar incluem trabalho de projeto sobre Património Cultural e Tradições, versando cinco temas: Paisagens, Culinária, Jogos/Desportos e Dança, Música e Artesanato, Contar Histórias. As trocas de tradições durante toda a duração do projeto fornecerão uma visão alargada das escolas parceiras e envolverão alunos de todas as idades, com os ursinhos mascotes itinerantes para crianças pequenas e o trabalho do projeto na forma de páginas de blog/wiki, pósteres e folhetos para as crianças mais velhas.

As escolas envolvidas, de toda a Europa, utilizarão videoconferência, blog/wiki, e-mail e outras formas de comunicação para se manterem próximas durante a duração do projeto.

A mobilidade de alunos e as reuniões de trabalho de docentes proporcionarão excelentes oportunidades de professores e alunos se encontrarem e partilharem pessoalmente a sua cultura com as escolas parceiras. Durante as mobilidades para alunos serão demonstradas as tradições de cada país, desportos, danças e serão desenvolvidos projetos colaborativos simbólicos de artesanato em grupo. Durante as sessões de preparação de professores, serão implementadas atividades de projeto, juntamente com a observação das melhores práticas e o intercâmbio de ideias sobre os tópicos do projeto.

O impacto deste projeto vai muito além das escolas e comunidades diretamente envolvidas, já que as possibilidades de replicação e promoção dos valores e perceções obtidas são imensas.

Professores do projeto:

Conceição Costa; Fátima Morais; Ilídio Machado; Marta Antunes; Paula Santos; Susana Carreira; Teresa Teixeira

Programas apoiados pela União Europeia

Etwining

O eTwinning é a comunidade de escolas da Europa.

Este projeto disponibiliza uma plataforma para que os profissionais da educação (educadores de infância, professores, diretores, bibliotecários) que trabalham em escolas dos países europeus envolvidos, possam comunicar, colaborar, desenvolver projetos e partilhar; em suma, sentir-se, e efetivamente ser, parte da mais estimulante comunidade de aprendizagem na Europa. eTwinning é co-financiado pelo Erasmus+, um programa Europeu no domínio da Educação, Formação, Juventude e Desporto.

eTwinning é sinónimo de colaboração entre professores, alunos, escolas, encarregados de educação e autoridades locais. No eTwinning, os professores trabalham em conjunto e organizam atividades para os seus alunos. Estes alunos têm um papel ativo, interagem, investigam, tomam decisões, aprendem competências do século XXI e respeitam-se mutuamente. Os projetos eTwinning refletem o contributo de todos os membros da equipa.

Para fazer parte desta comunidade deve começar por se inscrever na plataforma. Disponha de algum tempo para ler, explorar o site e começar a estabelecer ligações com outros colegas no eTwinning Live.

De seguida, pode começar um projeto novo, ou se ainda não se sentir pronto, consulte a secção de  oportunidades de desenvolvimento profissional ou explore os materiais de autoaprendizagem eTwinning.  Os grupos eTwinning são também um excelente sítio para se conectar com pessoas que partilham dos mesmos ideais e temas de interesse.

Em todos os países, há serviços nacionais de apoio (NSS) ou agências parceiras de apoio (PSA) à disposição para promover o eTwinning em cada país membro, para organizar atividades de desenvolvimento profissional, e muito mais.

Professores do Agrupamento de escolas Aver-O-Mar fazem parte desta rede de trabalho europeu e têm vindo a desenvolver, nos últimos anos, vários projetos europeus.

Em resultado da qualidade desses projetos, o agrupamento foi reconhecido, este ano, como escola europeia, recebendo o seu primeiro galardão, ou seja, o Selo de Escola eTwinning 2020-2021.

O reconhecimento de Selo de Escola eTwinning é sinónimo de grande prestígio para o estabelecimento de ensino que o recebe, por comprovar o trabalho de excelência que está a ser desenvolvido pelos docentes ao nível de diferentes áreas:

Este reconhecimento permite ainda que, a nível europeu, o agrupamento venha a candidatar-se a verbas para mobilidade de professores e alunos (KA2), no âmbito da School Exchange Partnership, e possa ser mais facilmente selecionado.

Como nota final, e pela sua relevância, partilhamos a parceria estratégica entre o eTwinning e a School Education Gateway – plataforma online para a educação – ambas iniciativas europeias criadas para o enriquecimento de uma carreira profissional na área da educação.

Descarregue o infográfico e tire o máximo proveito do seu percurso pela educação na Europa!

AGIR no Presente para CONSTRUIR o Futuro!

(in Projeto Educativo, p.4)

Coordenadora local: Marta Antunes

 

OFFICE 365 Educação

O Agrupamento disponibiliza para alunos, professores e funcionários acesso ao Office 365, através do domínio @aeaveromar.pt.

Todos os utilizadores têm acesso a um email (outlook) e aos programas associados à licença A1, a saber: Outlook, OneDrive, Word, Excel, PowerPoint, OneNote, Forms, SharePoint, Teams, ClassNotebook e Sway

Aceder ao Office365
Como aceder ao Office 365:
Aceder à Conta Office365 do Agrupamento de Escolas de Aver (2)
Como utilizar os programas  Microsoft

 

Orientações de Centro Nacional de Cibersegurança:  orientações

Recomendações de segurança para #EstudoEmCasa: seguranet

AVER O MUNDO

Projeto FAMI

Objetivos do projeto:

Numa era de imprevisibilidade face ao futuro, gerada por um mundo globalizado, assistimos cada vez mais à necessidade de adaptação e de uma preparação acrescida das escolas para os desafios da contemporaneidade. O multiculturalismo e multilinguismo afiguram-se como coordenadas a ter cada vez mais em conta desde o início da escolaridade.

A massificação e alargamento da escolaridade e consequente crescimento da complexidade dos contextos têm vindo a requerer lógicas de proximidade e de adequação dirigidas a uma capacitação e qualificação mais eficazes de todos os cidadãos, no plano económico e cívico.

A Europa do século XXI tem sofrido transformações profundas (Piteira, 2008) que se refletem de forma inevitável na vida dos cidadãos e no seio das instituições educativas (Dale & Robertson 2009). Deste modo, a formação cultural está inserida no desenvolvimento histórico do homem, não apenas como reflexo das condições existentes, mas como possibilidade de transformação destas (Bandeira & Oliveira, 2012).

 

Assim, o projeto Aver-o-Mundo tem como objetivo geral implementar ações que permitam a capacitação da comunidade escolar e envolvente para construir relações positivas de interação e integração dos alunos provenientes de Países Terceiros à União Europeia e suas famílias.

Com o projeto supramencionado pretende-se especificamente:

  • Promover processos de mudança no aprofundamento da interculturalidade no contexto escolar;
  • Contribuir para uma melhor integração das crianças e jovens NPTs em ambiente escolar e da comunidade envolvente;
  • Promover o reconhecimento e valorização da diversidade como fonte de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal e coletivo;
  • Difundir o intercâmbio entre culturas e saberes na comunidade educativa, desenvolvendo uma política ativa no seio da mesma;
  • Promover a valorização da expressão cultural de todos os membros da comunidade escolar, através da interacção entre abordagens culturalmente definidas enquanto ato de cidadania;
  • Implementar a utilização de dispositivos de acolhimento e comunicação que observam a diversidade da comunidade escolar;
  • Disponibilizar informação interna e externa, sobre princípios e orientações da Escola nas línguas de referência (maternas) na comunidade escolar;
  • Promover estratégias de mobilização ativa da participação das famílias, a partir de um clima que favoreça a confiança e o sentimento de pertença;
  • Estabelecimento de parcerias e participação em redes que promovam cidadania e interculturalidade;
  • Promover o contacto e cooperação com outras escolas;
Projeto Aver-o-Mundo

Póvoa de Varzim Promove Valores – PVPV

No âmbito dos PLANOS INTEGRADOS E INOVADORES DE COMBATE AO INSUCESSO ESCOLAR (PIICIE), o Município da Póvoa de Varzim, tal como os restantes 16 municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP), apresentou a candidatura do seu Projeto, designado por “PVPV – Póvoa de Varzim Promove Valores”, ao NORTE 2020.
Este Projeto Municipal elaborado numa estreita articulação com os 5 Agrupamentos de Escolas (Aver-o-Mar, Campo Aberto, Cego do Maio, Dr. Flávio Gonçalves, Rates) e as 2 Escolas Secundárias (Eça de Queirós e Rocha Peixoto) do concelho, desenvolve-se numa dinâmica de ação que promove, pedagogicamente, os valores enquanto dimensão estruturante para o combate ao insucesso e abandono escolar precoce.
Este projeto encontra-se também no alinhamento do Eixo Prioritário 8 – Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida (NORTE 2020).
OBJETIVOS GERAIS DO PROJETO:
– Prevenir o risco de insucesso e abandono escolar precoce;
– Aumentar o envolvimento dos pais/encarregados de educação na vida escolar dos seus educandos;
– Capacitar o Pessoal Docente para a adoção de estratégias inovadoras para o ensino/aprendizagem;
– Capacitar o Pessoal Não Docente para a adoção de estratégias que contribuam para a promoção de um bom relacionamento entre/com os alunos, bem como de um bom ambiente escolar;
– Desenvolver competências de pensamento criativo e melhorar as competências de comunicação dos alunos.
DESTINATÁRIOS DO PROJETO: alunos do 1.º/2.º, 5.º, 7.º e 10.º ano de escolaridade.
METAS QUE NOS PROPOMOS ATINGIR:
Diminuir em 25% a taxa de retenção (comparativamente ao ano letivo 2015/2016);
Aumentar em 10% a qualidade do sucesso relativamente à percentagem de alunos com um ou mais níveis/classificações inferiores ao nível três.
O PROJETO ALICERÇA-SE EM 4 AÇÕES
AÇÃO 1 – ELOS-PAIS tem como finalidade sensibilizar e capacitar as famílias para a adoção de estratégias exequíveis de parentalidade consciente, positiva e comprometida no processo educativo dos seus filhos;
AÇÃO 2 – ELOS – PD/PND – tem por objetivo capacitar os docentes de novas aptidões pedagógicas para lidar com os desafios da educação no século XXI, bem como dotar o pessoal não docente de estratégias que contribuam para a promoção de um bom relacionamento com os(as) alunos(as) e de um bom ambiente escolar;
AÇÃO 3 – ELOS DE CIDADANIA – visa promover nos alunos representações e princípios sobre o “ser e saber estar” com os outros, atitudes e comportamentos prossociais, bem como fomentar princípios de cidadania participativa;
AÇÃO 4 – ELOS…TRAMPOLIM PARA A CRIATIVIDADE – tem como propósito contribuir para o desenvolvimento de competências na área da língua materna, bem como dinamizar concurso nas áreas abordadas em ateliers de Artes/Tecnologia, que valorizem e premeiem os trabalhos criativos e inovadores neles desenvolvidos.
DURAÇÃO DO PROJETO: Período de 3 anos letivos – 2018/2019 a 2020/21.
MONITORIZAÇÃO DO PROJETO: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação – Universidade do Porto.
Entidade Financiadora do Projeto – Fundo Social Europeu
Parceiros: Agrupamentos de Escolas e Escolas Secundárias do Concelho
CAIXAS DE SUGESTÕES
Porque a sua opinião é importante, dê-nos a sua opinião/ sugestão:

No âmbito da Ação 1 – “Elos Pias” do Projeto PVPV, vão ser realizadas sessões de capacitação durante o ano letivo, dirigidas aos Pais/Encarregados de Educação. Se pretender deixar-nos a sua proposta sobre as temáticas a abordar nas mesmas, aceda ao link

 No âmbito da Ação 2 – “Elos PD/PND” do Projeto PVPV, vão ser realizadas sessões de capacitação durante o ano letivo, dirigidas a Professores e Técnicos Superiores. Se pretender deixar-nos a sua proposta sobre as temáticas a abordar nas mesmas, aceda ao link

Caixa de Sugestões para Pessoal Docente – https://forms.gle/Lc9SUZpJTBGpJMoj7

 No âmbito da Ação 2 – “Elos PD/PND” do Projeto PVPV, vão ser realizadas sessões de capacitação durante o ano letivo, dirigidas aos Assistentes Operacionais e Assistentes Técnicos.  Se pretender deixar-nos a sua proposta sobre as temáticas a abordar nas mesmas, aceda ao link

No âmbito da Iniciativa Capacitação dos Pais/EE, inserida na Ação 1: Elos Pais do Projeto “PVPV – Póvoa de Varzim Promove Valores”, foram convidadas as Psicólogas Doutora Tatiana Homem e Doutora Andreia Azevedo, fundadoras da Associação Pais Como Nós, para realizarem uma série de 4 pequenos vídeos destinados a apoiar os Pais/EE no regresso a mais um ano letivo.

Link de acesso Vídeo1 PVPV – “Regras e Rotinas”:

https://www.youtube.com/watch?v=5hBiepUfO3Y

Partilhamos convosco o 2º vídeo (com cerca de 15 minutos) sobre o tema A Comunicar é que nos entendemos: estratégias que facilitam a comunicação pais & filhos! 
Link de acesso Vídeo2 PVPV – “A Comunicar é que nos entendemos”:
Partilhamos convosco a 3ª Sessão de Capacitação para EE/Pais on line, realizada pela Associação Pais Como Nós, sobre o tema Autorregulação dos Pais.
Vídeo temático dirigido a Pais/Encarregados de Educação, no qual convidamos o Pedagogo Dr. Renato Paiva, diretor da Clínica da Educação e da Academia de Alto Rendimento Escolar WOWSTUDY, para falar sobre a gestão de tempo.
Vídeo “Gestão de Tempo”: https://youtu.be/NhrSlgJvIjI
Vídeo temático dirigido a Pais/Encarregados de Educação, no qual convidamos o o Dr. Alfredo Leite, Psicólogo Educacional do Projeto Mundo Brilhante para falar sobre como ser pai/mãe no século XXI.

Divulga-se, também, um breve Questionário on-line para Monitorização e Avaliação da iniciativa

Vídeo Ser pai/ mãe séc XXI: https://youtu.be/WCYi5l_PNIY
Vídeo sobre estilos parentais:  https://youtu.be/_GEtNgCL5sM

Vídeo “Como dizer «Não» aos filhos”: https://youtu.be/dX9EaGfAEGk

Questionário de Satisfação:  https://forms.gle/SCLGCovf2ZLfnEBZ8

 

Vídeo Evitar conflitos entre irmãos. Como?”https://youtu.be/m_wQfYwsuYA

  Questionário de Satisfação:  https://forms.gle/VTJpuGsPok3rYPVf6

  Vídeo “Antes de Pais…Pessoas”https://youtu.be/kc4Ye5zc35k

Questionário de satisfação: https://forms.gle/Frh9c6RgXMcPhhmG8
Acordo de cooperação

Formação

Uma das aposta deste Agrupamento tem tido a formação dos seus colaboradores, seja através de processos de formação interna, com recursos a formadores internos ou parceiros da escola, seja através das ações propostas pelo Centro de Formação de Associação das Escolas da Póvoa Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

Destaca-se, ainda, a inúmera formação feita pelos professores e funcionários, na modalidade de autoformação.

Plano de formação do CFAE: https://www.cfaepvarzimvconde.org/

Plano de formação interno:

Plano de Formação CFAE