Depois da experiência que vinha sendo desenvolvida na escola-sede, no presente ano letivo, o apoio do Clube de Saúde, na hora da refeição, foi alargado a todas as escolas do Agrupamento.
A escola representa um local privilegiado de aprendizagem, onde as crianças passam a maior parte do seu dia, contactam com outros hábitos e estilos de vida, e onde lhes devem ser ensinadas noções práticas para um comportamento alimentar saudável.
Para além da educação alimentar, as refeições escolares respondem a outros objetivos, nomeadamente pedagógicos, sociais, ambientais e culturais. Deste modo o refeitório representa um espaço potenciador para o desenvolvimento de diversas competências transversais ao crescimento das crianças.
Neste sentido, durante a manhã de hoje, dia 13 de setembro, todas as turmas do 5º ano, por serem alunos novos em termos de procedimentos de acesso à cantina, participaram numa visita guiada ao refeitório, com uma professora pertencente ao Clube de Saúde da Escola.
Num primeiro momento, os alunos tiveram uma parte teórica, dentro da sala de aula, para informações gerais e explicitação do que está previsto Código de Conduta, seguindo-se a visita ao refeitório, para aplicarem as regras transmitidas.
Esta atividade teve grande sucesso, destacando-se o bom comportamento de todas as turmas.
Na próxima semana, haverá uma reunião entre os responsáveis pelo projeto na escola-sede, iniciativa que este ano é coordenada pela Professora Isabel Campos, e os docentes do 1º ciclo destacados para este acompanhamento, para concertação de estratégias de atuação, num serviço que é de extrema importância para as escolas/ famílias.
No dia de hoje, os alunos que utilizaram os refeitórios, tiveram também disponível um marcador de livros, oferecido pela empresa responsável pelas refeições (Gertal), apelando à adoção de práticas sustentáveis.