AVER-O-MAR SUBIU AO PÓDIO DA 10º EDIÇÃO DO APPS FOR GOOD

O Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar subiu ontem ao palco do Auditório Mariano Gago, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, para receber o 3º prémio pelo seu projeto “Myosótis”. No palco estiveram os cinco alunos que agora estão implicados neste desafio, já amplamente reconhecido e divulgado (Diana, Ema, Laura, Tiago e Dinis), tendo recebido, cada um, um vale de 50€ para material, a adquirir na FNAC. A Escola recebeu um galardão, que se juntará aos prémios já conquistados, precisamente naquele espaço, que começa a ser uma espécie de “auditório da sorte”, como referiram os professores implicados, Fátima Morais e António Cunha, que estiveram acompanhados pelo diretor do Agrupamento, Carlos Gomes de Sá.

Independentemente do resultado final, este já é um projeto vencedor, tal as capacidades que permitiu desenvolver nos alunos. Por outro lado, já foi objeto de destaque nacional no Jornal de Notícias e, em dois momentos distintos, na RTP. A primeira, através da Professora  Felisbela Lopes, que na sua habitual revista de imprensa, destacou a reportagem do JN; neste mês de setembro, nova reportagem da RTP, pela jornalista Ana Felício, com destaque no programa Portugal em Direto e em vários noticiários, o que levou a uma onde de elogios e curiosidade. Não é assim de estranhar que, nesta altura, estejam a decorrer contactos com a FCT e com algumas seguradoras, interessadas em saber mais sobre este projeto, que tem merecido rasgados elogios, dada a forma como surge, a preocupação encontrada e as diferentes soluções de desenvolvimento que estão a ser aplicadas.

Em termos escolares, a aposta passará muito por envolver mais alunos, reforçando a aplicabilidade, em sala de aula/ disciplinas, de muitas das soluções experimentadas em projetos, pois a generalidade das competências trabalhadas são de cariz transversal, impactando a vida dos alunos.

Entre várias visitas ao “stand” do Agrupamento, e para além dos elementos do júri, destacamos a escritora Isabel Alçada, ela que, em 2009, havia estado na escola-sede do Agrupamento, momento que foi recordado entre os professores presentes.

O dia foi longo, tendo começado com a saída pelas 5.45h e chegada à escola perto da meia noite, mas cheio de emoções fortes e novas aprendizagens, dada a qualidade dos 25 projetos apresentados. Foi um encontro de partilhas e novas aprendizagens, pelo que o Clube de Robótica está já a pensar na edição de 2025! Voltaremos a pedir a colaboração da Câmara Municipal, a quem agradecemos todo o apoio, desde logo para a deslocação.

Em Lisboa, no palco, para além de alunos e professores, esteve todo o Agrupamento de Aver-o-Mar, a Escola Pública e o concelho da Póvoa de Varzim. No final da publicação poderá encontrar alguns registos deste evento e deste dia cheio!

O Apps for Good é um programa educativo tecnológico que incentiva alunos do 5º ao 12º ano e professores de todas as áreas disciplinares a desenvolver aplicações para smartphones ou tablets que resolvam problemas sociais, destacando o potencial transformador da tecnologia no mundo e nas comunidades. Através da metodologia de projeto Apps for Good, e com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, este programa proporciona aos alunos a experiência completa do ciclo de desenvolvimento de um produto, culminando numa competição regional e nacional.

Mais informações: Evento Final 10ª Edição Apps for Good – CDI

Soluções tecnológicas distinguidas: As Soluções premiadas – Evento Final 10ª Edição Apps for Good – CDI

Outras fotografias: Evento Final 10ª Edição Apps for Good | Pavilhão do Conhecimento by CDI Portugal (pixieset.com)

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Help-Desk