No dia 11 de fevereiro, o escritor e coordenador, em Portugal, do projeto “Escolas que se abraçam”, Alexandre de Sousa, esteve presente na Escola Básica de Aver-o-Mar para apresentação do livro com o mesmo nome, em que alguns alunos desta escola foram coautores.
O livro resulta de um projeto de intercâmbio cultural entre 19 escolas do Brasil e de Portugal, tendo sido desenvolvido on-line, entre março e agosto de 2021. Reúne os testemunhos em forma de poesia, prosa, desenhos e fotos, acerca da resiliência dos jovens de países fisicamente distantes, em tempos de pandemia. Faz parte do plano nacional de leitura do Brasil, está disponível em formato digital no site cmd.mg.gov.br/educacao-escolas-que-se-abracam e em breve será lançada uma versão física em inglês.
Foi com muito entusiamo que o Agrupamento de Aver-o-Mar embarcou neste projeto, pois além de permitir a aproximação cultural entre dois povos distantes, permitiu ainda, em plena pandemia, dar voz aos jovens para que exprimissem as suas angústias, os seus medos e frustrações relacionados com a Covid-19. Foi uma importante “lavagem de alma”, em que participaram 84 alunos dos oitavo e nono ano de escolaridade.
Os nossos pequenos escritores e ilustradores ficaram fascinados ao verem os seus trabalhos imortalizados num livro que vai correr o mundo, como se pode verificar através dos seus depoimentos: “Gostei de participar neste projeto, pois consegui transmitir a minha vivência com outras pessoas que passaram pelo mesmo.”, Mateus do Paço; “(…) recebi o livro original, onde continha o meu poema, junto do autógrafo do escritor Alexandre de Sousa.” Leonor Fontes; “O encontro com o escritor Alexandre de Sousa permitiu que conhecêssemos toda a dinâmica que está por trás deste projeto, do qual tivemos a sorte de participar. O resultado final, o livro “Escolas que se abraçam”, mostra a bonita ligação que pôde ser feita entre Portugal e Brasil, dando a conhecer a realidade dos dois países durante a Pandemia e como estes a enfrentaram.” Ana Ramos, 9ºA
Gostaríamos de agradecer ao município de Conceição do Mato Dentro, por esta iniciativa, e à Câmara Municipal da Póvoa de Varzim pela disponibilidade para imprimir os livros para todos os alunos envolvidos no projeto.
Graça Pinheiro