No âmbito do programa eTwinning, os alunos da turma 9ºF, sob orientação da professora Graça Pinheiro, encontram-se a desenvolver em conjunto com estudantes de diferentes nacionalidades o projeto “Green Jobs”. Este projeto, fundamentado nos três pilares delineados pelas Nações Unidas para a educação, visa não apenas promover a compreensão dos Empregos Verdes, mas também desenvolver habilidades e competências essenciais para o futuro dos jovens.
A iniciativa, que conta com a participação ativa de escolas de Portugal, Espanha, Itália, Turquia, França e Eslováquia, tem como objetivo primordial fomentar uma consciência global sobre a importância da sustentabilidade e do desenvolvimento da economia sustentável.
Uma das características marcantes do projeto são os fóruns e encontros online internacionais, que proporcionam aos alunos a oportunidade de intercâmbio cultural e de conhecimento. No último encontro, realizado em 27 de fevereiro, os participantes tiveram a honra de contar com a presença da Dr.ª Debra Rowe, President of the U.S. Partnership on Education for Sustainable Development. Durante o evento, a Dr.ª Rowe partilhou sua expertise sobre sustentabilidade com os alunos, estimulando o debate e a reflexão sobre o papel da juventude na construção de um futuro mais verde e inclusivo.
Para além de fortalecer laços interculturais, o projeto “Green Jobs” tem como propósito capacitar os jovens para se tornarem agentes de mudança eficazes nas suas comunidades, preparando-os para enfrentar os desafios de uma economia cada vez mais sustentável.
Este projeto exemplar demonstra o compromisso das escolas europeias em promover uma educação de qualidade, alinhada com os princípios de sustentabilidade e responsabilidade social. Mais do que uma experiência educacional, “Green Jobs” representa uma oportunidade única para os jovens se tornarem líderes na construção de um futuro mais promissor e sustentável.