O título pretende ser apelativo, mas é verdade, pois seis alunas representantes do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar entraram hoje, 21 de março, na sede da Microsoft Portugal, em Lisboa!
As nossas seis alunas, Diana Faria, Beatriz Morim, Sofia Silva, Ema Pinheiro, Inês Silva e Mafalda Macedo representaram, de forma brilhante, o Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar e a cidade da Póvoa de varzim, sendo que único grupo oriundo de a norte do Rio Mondego. Como referiram ” Foi com uma grande alegria que recebemos a oportunidade de participar no evento “DO IT Girls” de 2024, realizado na Microsoft Portugal em Lisboa!”
Tivemos a oportunidade de assistir a talks inspiradoras apresentadas por 6 brilhantes senhoras palestrantes, que nos falaram sobre a sua carreira na tecnologia e o seu percurso até ao seu atual trabalho na Microsoft.”
No período da manhã, os alunos participaram em workshops destinados aos discentes e a Professora Paula Santos, que as acompanhou, juntamento com o prof António Santos, participaram no workshop e brainstorming destinado a professores.
Após a pausa de almoço, delicioso e saudável, que foi oferecido pela organização, houve ainda tempo para um pequeno passeio pelas imediações, regressando em seguida ao evento, onde as alunas tiveram oportunidade de participar em dois workshops, o primeiro com a utilização do microbit, o que lhes permitiu colocar em prática a sua criatividade e conhecimento, bem como adquirir novos conhecimentos e experiências, muitíssimo bem orientados pelos mentores voluntários da Microsoft.
No segundo workshop, destinado à inteligência artificial e Microsoft Copilot, os alunos foram desafiados a realizar algumas tarefas com a ferramenta Copilot. Inicialmente foram focadas algumas regras e convenções de utilização, destacando-se o dever de interagir com o Copilot de forma educada, como se de uma conversa se tratasse. Além disso foi explicado que a inteligência artificial de forma alguma substitui os humanos e que devemos, sempre, conferir as respostas. No final do workshop, foram desafiadas a solicitar ao Copilot que gerasse uma imagem de um Pokemon, a gosto das alunas, imagem que foi impressa e entregue as alunas.
No final, houve ainda nova oportunidade para conhecer melhor as instalações e algumas metodologias de trabalho, terminando o dia com a sessão de encerramento.
Referem as alunas que “Regressamos à escola com novos conhecimentos e novas oportunidades a serem desenvolvidas” recordando também que a frase “isso não é coisa para meninas” é um conceito do passado, pois as STEM são, de facto, coisas para meninas (por Rita Silva, Microsoft Portugal).
Por fim, agradecemos a colaboração da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
“Stay hungry, stay foolish!”