Órgãos Institucionais

Organizar e dotar os alunos dos melhores meios para se desenvolverem

Diretor

O Diretor do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, Póvoa de Varzim, dá as boas-vindas a alunos, professores, pais / encarregados de educação e parceiros educativos, a todos aqueles que nos vistam neste sítio, nesta nova página do Agrupamento.

Uma palavra especial para aqueles que, pela primeira vez, acedem às estruturas do Agrupamento, em particular a todos os que se aventuram na viagem maravilhosa das letras, dos números, da imaginação, da fantasia e do conhecimento… A sua matrícula na Educação Pré-escolar e no 1º ciclo é um cartão de embarque para uma viagem que será, estou certo, um marco inolvidável na memória e nas recordações de cada ser humano. Experiências felizes e gratificantes nos primeiros anos de escolaridade ditam relações positivas com a escola e contribuem decisivamente para o sucesso escolar e para um relacionamento interpessoal sadio e pacífico e gerador de novas e permanentes oportunidades.

A missão do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar consiste, assim, na construção de uma escola melhor para todos, ensinando a aprender, ensinando a ser, ensinando a crescer e a viver juntos, perseguindo um lema que evoluiu de “ESCOLA++” para “Agir no presente, construir o futuro”.
Todos somos necessários nesta construção. Todos somos pedras basilares da mesma.

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Para que a Escola cumpra, na plenitude, a sua função de instruir e educar, tarefa cada vez mais difícil e exigente, sendo, ao mesmo tempo, uma missão tão nobre, sublime e gratificante, é vital aprofundar um clima de confiança, colaboração e entreajuda entre todos os agentes da comunidade educativa, de modo a dotar os nossos jovens das qualificações e das capacidades que lhes permitam enfrentar e superar as dificuldades de um paradigma em permanente mudança e de uma sociedade, não raramente alienada, pragmática e materialista, a qual, muitas vezes focalizada na ascensão social e profissional, sobrevaloriza a individualidade e a competitividade, em detrimento de uma formação humanística, alicerçada em valores como a equidade, a criatividade, a solidariedade, o respeito, a cooperação, a qualidade, a responsabilidade, a ética, a transparência, o dinamismo, o rigor, o saber, a justiça, o sucesso, a inovação e a participação, a transmitir e a incutir por todos quantos participam na missão de formar e guiar, porque educar é um trabalho de orientação, consciencialização e comprometimento.

Assim, ser Diretor de um Agrupamento cuja missão é o desenvolvimento pessoal e social dos alunos constitui um desafio apenas possível de ser concretizado graças à cultura de participação e ao espírito colaborativo de todos os intervenientes. De todos, sem exceção, como prova o caminho que vimos trilhando, construindo, com passos seguros, anos após anos.

De facto, numa sociedade cada vez mais exigente e competitiva, o Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, num momento em que dá mais um passo na requalificação das suas infraestruturas, aposta na crescente autonomia dos seus alunos, no sentido de os preparar para enfrentar o futuro que é, em grande parte, imprevisível, mas que poderá ser preparado através de uma sólida e abrangente formação. Neste sentido, trata-se de um Agrupamento que gosta de enfrentar novos desafios e que tem plena consciência que a Escola já não pode limitar-se à transmissão dos saberes herdados do passado, mas deve passar a desenvolver competências num espaço de inovação e rigor, onde todos são chamados a intervir e dar o seu contributo, pois, como diz Paulo Freire…

Escola é…

 … o lugar que se faz amigos.

Não se trata só de prédios, salas, quadros,
Programas, horários, conceitos…
Escola é sobretudo, gente
Gente que trabalha, que estuda
Que alegra, se conhece, se estima.

O Diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.

E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um se comporte
Como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”
Nada de conviver com as pessoas e depois,
Descobrir que não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só.

Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade.

É criar ambiente de camaradagem,
É conviver, é se “amarrar nela”!

Ora é lógico…
Numa escola assim vai ser fácil! Estudar, trabalhar, crescer,

Fazer amigos, educar-se, ser feliz.

É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.

Carlos Gomes de Sá

Helena Costa

Subdiretora

José Carlos Rocha

Adjunto

Emília Quintas

Adjunta

Conselho Administrativo

O Conselho Administrativo é o órgão deliberativo em matéria administrativo-financeira do Agrupamento de escolas, nos termos da legislação em vigor.

Carlos Gomes de Sá

Diretor

Helena Costa

Subdiretora

Ana Cândida Brito

Coordenadora Técnica

Conselho Geral

O Conselho Geral é o órgão de direção estratégica responsável pela definição das linhas orientadoras da atividade da escola, assegurando a participação e representação da comunidade educativa, nos termos e para os efeitos do n.º 4 do artigo 48.º da Lei de Bases do Sistema Educativo. A articulação com o município faz-se ainda através da câmara municipal no respeito pelas competências dos conselhos municipais de educação, estabelecidos pelo Decreto-lei nº 7/2003 de 15 de Janeiro.

Alexandrina Ponte
Pessoal Docente
Isabel Pessoa
Pessoal Docente
Ilídio Machado
Pessoal Docente - presidente do CG
Conceição Rego
Pessoal Docente
Clarisse Martins
Pessoal Docente
Maria José Santos
Pessoal Docente
Conceição Costa
Pessoal Docente
Isabel Serra
Pessoal Não Docente
Maria de Fátima Silva
Pessoal Não Docente
Ângela Moreira da Silva
Pais e Encarregados de Educação
Carlos Rodrigues Pinheiro
Pais e Encarregados de Educação - presidente da Ass Pais
Mónica Aguiar Ferreira
Pais e Encarregados de Educação
Elisa Carina da Silva
Pais e Encarregados de Educação
Jaime Filipe Carvalho Ferreira
Pais e Encarregados de Educação
Sílvia Patrícia Morim Pinheira
Pais e Encarregados de Educação
Luis Diamantino
Municipio
António Ramalho de Campos Ferreira
Municipio
Mabilde Pinto
Municipio
Virgínia Torres da Silva
Comunidade Local (GCRA)
Laura Dias Barros
Comunidade Local (CPCJ)
Maria José Martins
Comunidade Local (ACES)

Conselho Pedagógico

O Conselho Pedagógico é o órgão de coordenação e supervisão pedagógica e orientação educativa do Agrupamento, nomeadamente nos domínios pedagógico-didático, da orientação e acompanhamento dos alunos e da formação inicial e contínua do pessoal docente e não docente.

Carlos Gomes de Sá
Diretor - presidente do CP
Zulmira Pereira
Coordenadora do Departamento de Educação Pré Escolar
Zulmira Lima
Coordenadora do Departamento do 1º Ciclo
Ofélia Moreira
Subcoordenador do departamento do 1º Ciclo
Fátima Cunha
Coordenadora do Departamento de Línguas
Teresa Teixeira
Coordenadora do Departamento de Ciências Sociais e Humanas
Olga Carvalho
Coordenadora Cidadania e Desenvolvimento
Paula Santos
Coordenadora do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais
Teresa Salgado
Coordenadora do Departamento de Expressões
Clara Vilar
Coordenadora do Departamento de Educação Especial
Helena Costa
Coordenação de Formação e Projetos
Manuel Filipe Santos
Coordenadora dos Diretores de Turma
Marta Antunes
Coordenadora das Bibliotecas

Departamentos e Subdepartamentos

Departamento da Educação Pré-escolar

O Departamento da Educação Pré-Escolar é constituído pela totalidade dos educadores de infância do Agrupamento.

Departamento do 1º ciclo

O Departamento do 1.º Ciclo é constituído pela totalidade dos docentes do 1.º Ciclo do Agrupamento (grupo 110), podendo reunir, quando necessário, também com os docentes do grupo 120 (inglês), com quem é estabelecida uma articulação permanente.

Departamento de Línguas

  • Subdepartamento de Português
  • Subdepartamento de Línguas Estrangeira

Este departamento é constituído pelos do professores de línguas associados aos grupos de recrutamento 200 (exclusivamente os docentes com formação superior em línguas), 210 (português e francês), 220 (português e inglês), 300 (português), 320 (francês), 330 (inglês), 350 (espanhol) e 120 (inglês -1º ciclo).

Departamento de Ciências Sociais e Humanas

  • Subdepartamento de História
  • Subdepartamento de Geografia

Este departamento é constituído pelos do professores associados aos grupos de recrutamento 200 (português e estudos sociais/ história -abrange os docentes não incluídos no departamento de Línguas), 290 (educação moral religiosa e católica), 400 (história), 420 (geografia) e 430 (economia e contabilidade).

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais

  • Subdepartamento de Matemática
  • Subdepartamento de Ciências Naturais
  • Subdepartamento de Física e Química

Este departamento é constituído pelos do professores associados aos grupos de recrutamento 230 (matemática e ciências da natureza), 500 (matemática), 510 (física e química), 520 (biologia e geologia), 550 (informática) e 560 (ciências agro-pecuárias).

Departamento de Expressões

  • Subdepartamento de Artes
  • Subdepartamento de Educação Física

Este departamento é constituído pelos do professores associados aos grupos de recrutamento 240 (educação visual e tecnológica), 250 (educação musical), 260 (educação física) 530 (educação tecnológica), 600 (artes visuais) e 620 (educação física).

As ARTES e as EXPRESSÕES são áreas indispensáveis no desenvolvimento e consolidação da identidade pessoal, social e cultural do aluno. São vertentes e formas do saber que articulam imaginação, razão e emoção.

As vivências artísticas e expressivas, cruzando a vida pessoal, têm algumas funções que primordiais: Influenciam o modo como se aprende, como se comunica e como se interpreta os sinais e os significados do quotidiano; permitem participar em desafios  coletivos e pessoais; refletem no modo como se pensa, no que se pensa e naquilo que se produz; trazem novas perspetivas, formas e texturas ao ambiente e à sociedade em que vivemos e permitem o entendimento das tradições de outras culturas.

Departamento de Educação Especial

O departamento de Educação Especial é composto pelos Docentes de Educação Especial dos grupos de recrutamento 910, 920 e 930, que desenvolvem a sua ação nas escolas do Agrupamento nos níveis de ensino da educação Pré-Escolar ao 3.º Ciclo, bem como por docentes habilitados e em funções na Educação Especial. Sempre que necessário, os elementos do SPO e Assistente Social poderão participar nas reuniões.