Com o tema “A pensar é que a gente se entende! A Inclusão num contexto de multiculturalidade”, decorreu, no Agrupamento de Escolas de Águas Santas, na Maia, no passado dia 24 de julho, um Encontro Pedagógico promovido pelo CFAE Trofa/Maia, onde participou o Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar.
Carlos Gomes de Sá, diretor, e Andreia Teixeira, Assistente Social, estiveram a apresentar, a convite da organização, o projeto Aver-o-Mundo, iniciativa que tem sido destaque em vários fóruns, sendo considerada uma boa prática de integração de alunos migrantes. Os dois palestrantes, criando momentos de interação com as dezenas de professores presentes, explicaram o surgimento do projeto, do seu desenho e enquadramento à execução, ajustada aos tempos de pandemia, bem como o perspetivado, na candidatura de 2023 ao FAMI, para um novo ciclo, uma vez que haverá que reavivar ou reformular práticas, no início do próximo ano escolar.
Antecedeu a comunicação do Agrupamento de Aver-o-Mar a intervenção da Professora universitária Elisabete Pinto da Costa, com o tema “Do multiculturalismo à interculturalidade: modelos e estratégias para gerir a diversidade cultural e sociedade atual”, encerrando a manhã com a apresentação do projeto Aroí, em desenvolvimento no Agrupamento de Escolas de Coronado e Castro, destacando-se um conjunto de recursos para trabalhar o PLNM. A sessão foi aberta pela Equipa Regional Norte para a Autonomia e Flexibilidade Curricular, tendo decorrido, da tarde de tarde, diversas sessões de trabalho, temáticas, num dia muito apreciado pelos professores envolvidos.
As apresentações e registos adicionais do programa apodem ser encontrados no link abaixo.
Encontro Pedagógico CFAE MaiaTrofa | 24 julho 2024 (google.com)