O Diretor do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, Carlos Gomes de Sá, esteve, na tarde de hoje, no Centro Ocupacional de Aver-o-Mar, no âmbito da rúbrica À descoberta de…, a qual consiste na presença de um convidado para uma conversa com os nossos utentes e falar sobre a sua experiência de vida.
O convite, que deixou o Diretor do Agrupamento surpreendido, foi aceite e durante mais de uma hora esteve à conversa com o cerca de 40 utentes do espaço, sob supervisão da Dra Cátia Rosa, que agilizou o convite, juntamente com o Município da Póvoa de Varzim.
Carlos Gomes de Sá, suportado em alguns registos fotográficos, falou da sua infância, juventude e formação, centrando-se, na fase final, no trabalho que faz, desde 2007, como Diretor do Agrupamento de Aver-o-Mar. Um dos pontos mais cativantes foi a apresentação das obras de que é coautor, em parceria com os entrevistados, no caso “Os Forjanenses e a guerra colonial – memórias e histórias dos que viveram o conflito (1956/1975)” e “O que é feito de si?” Neste caso, e tendo apresentado cada uma das pessoas que entrevistou, relatando algumas das histórias de vida narradas, deixou um repto para a recolha, no Centro Comunitário, das vivências e memórias dos seus utentes, pois foi percetível a riqueza dos registos que guardam. Em termos escolares, ficou prometida a deslocação regular dos idosos às escolas, enquanto bibliotecas-vivas, para partilharem registos… A escola comprometeu-se a fazer o seu registo, quem sabe, não haverá material para, em articulação com o Município, de editar a obra “À descoberta de…”, tendo como protagonistas os utentes do Centro!
O Centro Ocupacional de Aver-o-Mar é uma valência do Município da Póvoa de Varzim, espaço aberto à comunidade vocacionado para a população idosa e/ou reformada que vive na Freguesia de Aver-O-Mar. Desenvolve um conjunto de atividades dirigidas àquela população com o objetivo de contribuir para o reforço da sua autoestima e valorização, além de procurarmos levá-los a vivenciar experiências novas.